-
A performance artística a partir das relações com as coisas-memória: ancestralidade, afectos e corpo.||The artistic performance based on relations with thingsmemory: ancestry, affect and body.
- Voltar
Metadados
Descrição
This dissertation presents a creation process in performance which considers ancestry,
affects, and the body as a mode of dismissing the sedimentability of the memory. The
research project, developed in the Master Graduate Program in Visual Arts at UFPel,
aims at the creation of meetings which were placed in the researcher’s artistic-visualbody
production. Hence, the research develops the concept of things-memory, which
starts from gestures, affects and ancestry. The project is framed around the works
Mandiocal, O que é Daqui? Processos e Trajetos, Percursos Rurais e Urbanos, Voz e
Matéria, Avó, Perfor(mar), Escalda Pés, and Tramóia. From them, the thesis develops the
concepts of unearthing, disassembling, and unraveling as poetic vectors which aim to
discuss the deletion and silencing of the voices of generations of women. The questions
of how memories engender processes and are made in poetic creation, and of what
memories surface when creating a performance, were highlights of the research. The
work draws from operational concepts and weaves approximations with artworks and
thoughts of Marina Abramovic, Lygia Clark, Kazuo Ohno, Sophie Calle, Jose Gil, Suely
Rolnik, Virginia Kastrup, Gilles Deleuze, Felix Guattari, Michel Foucault and Henri
Bergson. Adopting cartography as a method, procedurality is the way of thinking and
researching the visual arts and poetics.||Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES||Esta dissertação apresenta o processo de criação em performance, tendo a ancestralidade,
os afectos e o corpo como modo de destituir a sedimentabilidade da memória.
Desenvolvida no Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFPel,
tem seu mote na criação de encontros colocados na produção artística-visual-corporal da
pesquisadora. Assim, desenvolve o conceito de coisas-memória, partindo dos gestos,
afectos e ancestralidades. Recortando alguns trabalhos, Mandiocal, O que é Daqui?
Processos e Trajetos, Percursos Rurais e Urbanos, Voz e Matéria, Avó, Perfor(mar), Escalda
Pés e Tramóia, desenterra, desamontoa e desemaranha (vetores poéticos) os apagamentos
e silenciamentos das vozes de gerações de mulheres. Evidenciando as seguintes questões:
como as memórias engendram processos e se fazem na criação poética? Que memórias
surgem à superfície durante a criação em performance?, coloca os conceitos operacionais
e aproximações com os trabalhos artísticos e pensamentos de Marina Abramovic, Lygia
Clark, Kazuo Ohno, Sophie Calle, Els Lagrou, José Gil, Suely Rolnik, Virgínia Kastrup,
Gilles Deleuze, Félix Guattari, Michel Foucault e Henri Bergson. Adotando como método
a cartografia, a processualidade é a maneira de pensar e pesquisar em artes e poéticas
visuais.
Colaboradores
77140931020 | http://lattes.cnpq.br/9909046293633827 | 57197962072 | http://lattes.cnpq.br/4375817269121969 | Gonçalves, Eduarda Azevedo
Autor
Duarte, Tatiana dos Santos
Data
2020-05-22T02:47:16Z | 2020-05-21 | 2020-05-22T02:47:16Z | 2019-10-22
Identificador
DUARTE, Tatiana dos Santos. A performance artística a partir das relações com as coisas-memória: ancestralidade, afectos e corpo. 2019. 219 f. Dissertação (Mestrado em Arte Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019. | http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/5515
Idioma
Provedor
Editor
Universidade Federal de Pelotas | Centro de Artes | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | UFPel | Brasil
Direitos autorais
OpenAccess
Assuntos
Arte contemporânea | Poéticas visuais | Performance | Corpo | Ancestralidade | Contemporary art | Visual poetics | Performance | Body | Ancestry | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Tipo
masterThesis