-
A performance de Rosa Passos na canção popular brasileira
- Voltar
Metadados
Descrição
This dissertation is the result of a research that I developed on the performer and composer,
Rosa Passos, and aimed to understand and identify musical aspects that represent her
performance in the Brazilian popular song, trying to understand how it is characterized. For
this, I analyzed three songs recorded by Rosa Passos: Águas de Março - Tom Jobim from CD
Eu e meu coração (2003, Velas); A Ilha – Djavan of the TVE Spain audiovisual presentation,
held at the 32nd Vitoria Jazz Festival - Gasteiz, Spain (2008); Dunas - Rosa Passos/Fernando
de Oliveira from the CD Som de Casa (Paulo Paulelli/2018) under the following parameters:
metric, agogic (rhythmic division - accentuations, anticipations, accelerations, delays, pauses).
Intervals (jumps) in the melody, relationship of the whole with the parts - distribution of the
notes, dynamics, breathing, timbres, gestures and vocal resources. To observe, to identify
through aural analyzes the resources/musical aspects and interpretative used by Rosa Passos in
their performances recorded in CD and audio-visual, focusing on their specificities,
idiosyncrasies and sociohistorical-cultural contexto. Analyze the relationship between voice
and guitar, voice and band in CD and audiovisual recordings. To investigate which elements in
their performance repeat themselves as a vocal pattern. The methodology was based on the
aural analysis of the phonogram and to describe it, I tried to use a language that aliases musical
terms with a more empirical description of the performance, as Rosa Passos herself does when
talking about her musical performances. Besides the analyzes, I conducted interviews with Rosa
Passos, her musicians and producer, as well as I went to the field to follow her performance in
recording studio and stage. The results were obtained through all this process of data collection,
from my perception as a singer, teacher of popular song and researcher, as well as Rosa Passos'
great availability to this research. These point to a musical performance that is driven by
creativity. Rosa Passos is an artist of creation, whether as a vocal interpreter, instrumental or as
a composer.||Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES||Esta dissertação é fruto de uma pesquisa que desenvolvi sobre a intérprete e compositora, Rosa
Passos e teve como objetivo compreender e identificar aspectos musicais que representam sua
performance na canção popular brasileira, buscando compreender como esta se caracteriza.
Para isto, analisei três músicas gravadas por Rosa Passos: Águas de Março – Tom Jobim do CD
Eu e meu coração (2003, Velas); A Ilha – Djavan do audiovisual da TVE Espanha de uma
apresentação, realizada no 32º Festival de Jazz de Vitória - Gasteiz, Espanha (2008); Dunas –
Rosa Passos/Fernando de Oliveira do CD Som de Casa (Paulo Paulelli/2018) sob os seguintes
parâmetros: métrica, agógica (divisão rítmica – acentuações, antecipações, acelerações,
retardos, pausas). Relação de intervalos (saltos) na melodia, relação do todo com as partes –
distribuição das notas, dinâmica, respiração, timbres, gestos e recursos vocais. Observar,
identificar através de análises aurais os recursos/aspectos musicais e interpretativos utilizados
por Rosa Passos em suas performances gravadas em CD e em audiovisual elencados, atentando
para suas especificidades, idiossincrasias e contexto sociohistórico- cultural. Analisar a relação
voz e violão, voz e banda nas gravações em CD e audiovisual. Investigar quais os elementos
em sua performance se repetem como um padrão vocal. A metodologia se deu por meio da
análise aural do fonograma e para descrever, busquei fazer uso de uma linguagem que aliasse
termos musicais com uma descrição mais empírica da performance, como faz a própria Rosa
Passos ao falar de suas performances musicais. Além das análises, realizei entrevistas com Rosa
Passos, seus músicos e produtor, assim como fui a campo para acompanhar sua performance
em estúdio de gravação e palco. Os resultados se deram por meio de todo esse processo de
coleta de dados, a partir da minha percepção como cantora, professora de canto popular e
pesquisadora, como também, da grande disponibilidade de Rosa Passos para com esta pesquisa.
Estes apontam para uma performance musical que está norteada pela criatividade. Rosa Passos
é uma artista da criação, seja como intérprete vocal, instrumental ou como compositora.
Colaboradores
Fernandes, Adriana | Lattes não recuperado em 14/03/2021
Autor
Villar, Maria Gabriella Cavalcanti
Data
2021-03-26T16:00:52Z | 2019-12-16 | 2021-03-26T16:00:52Z | 2019-07-31
Idioma
Provedor
Editor
Universidade Federal da Paraíba | Brasil | Música | Programa de Pós-Graduação em Música | UFPB
Direitos autorais
Acesso aberto | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
Assuntos
Rosa Passos | Performance musical | Análise musical | Canção popular brasileira | Canto popular | Musical performance | Musical analysis | Brazilian popular song | popular song | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Tipo
Dissertação