-
A pintura de Regina Chulam como experiência sensível
- Voltar
Metadados
Descrição
Esta dissertação investiga a praxe artística da pintora capixaba Regina Chulam entre os anos 1975, ano em que ingressa nas artes plásticas, iniciando seus estudos em Londres, e 2013, momento em que realiza uma exposição individual no Museu Vale, Vila Velha. Desde que se Licenciou em Pintura pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa (ESBAL), em 1981, sua trajetória é marcada por um dinâmico processo de idas e vindas, encontros e desencontros, buscas e descobertas. Ao traçar de maneira cronológica o caminho de desenvolvimento e maturação de seu trabalho, este estudo examina um espaço pictórico estruturado pela dinâmica das linhas e pela força expressiva do tecido cromático, ambas estabelecidas na superfície do quadro. Por se tratar de uma experiência criativa, trazemos um referencial teórico que abarca a obra de arte a partir de sua essência, tratando-a como um acontecimento, um fenômeno estético. Promovida pela percepção do pintor, a pintura esboça na tela um mundo investido em formas e cores. Cada quadro é um fragmento do mundo, a expressão de uma experiência. O foco principal do trabalho está na análise de pinturas (retratos, autorretratos e, principalmente, paisagens) que acentuam experiências de suas duas nacionalidades, a brasileira e a portuguesa. Regina Chulam vive a imensidão das paisagens que a cercam e faz com que seu espectador as viva por meio de suas telas. A cor e a luz são elementos importantes de investigação. Ao redescobrir a cor e a luz tropical, a artista tenta integrá-las com as transparências e as suaves nuances oferecidas pela atmosfera lusitana. O texto também aborda a importância de Aracê para o desenvolvimento da pintura de Chulam. Ao fixar residência na região montanhosa do Espírito Santo, passa a viver isolada, entregue ao ofício do puro prazer da pintura. É neste local que conquista uma nova linguagem ao reger as cores frias para destacar as cores quentes em uma harmônica sonoridade pictórica. Ao assumir essa paisagem lumínica, essa luz sem profundidade, eleva ao máximo a intensidade cromática de suas telas, destacando a beleza da textura e dos planos unidos nos mais belos acordes. Com o apoio de entrevistas realizadas com a pintora, da exaustiva busca por telas que se encontravam dispersas em coleções particulares e do constante diálogo com a história da pintura moderna, buscamos contribuir para um melhor entendimento da produção dessa artista capixaba, entendendo a obra de arte como reveladora das impressões do mundo visível.
Palavras-chave: Regina Chulam. Pintura Moderna. Fenomenologia. Aracê. Cor e Luz.||This dissertation investigates the praxis of capixaba painter Regina Chulam, from 1975, when
she started studying in London and also working with Fine Arts, until 2013, when she
organized her first solo exhibition at Museu Vale, in Vila Velha, Espírito Santo. Since 1981,
when she majored in Fine Arts – painting – from Escola Superior de Belas Artes de Lisboa
(ESBAL), her life has been full of “comings and goings”, “matches and mismatches”,
“searches and findings”. By organizing chronologically the way in which her work
progressively developed and improved, this study analyses a pictorial space structured by the
dynamics of lines and the expressive power of chromatic fabric, both established on the
surface of the painting. This dissertation proposes a discussion about a creative experience, so
we bring a theoretical background that includes the work of art from its essence, treating it as
an occurrence, an aesthetic phenomenon. Each painting outlines on canvas a world made of
colors and shapes, developed through the painter´s perception. Each painting is also a
fragment of the world, the expression of an experience. The main focus of this research is to
analyse the paintings (portraits, self-portraits, and especially landscapes) that emphasize their
experiences of "two nationalities": the Brazilian one and the Portuguese one. Regina Chulam
lives the immensity of the landscapes that surround her and, then, she makes her spectators
live them through each one of her works of art. The colors and light are also important
elements of study in this research. As Chulam rediscovers the tropical colors and light, she
tries to integrate them with transparences and soft shades offered and inspired by the
Lusitanian atmosphere. This text also approaches the importance of Aracê city to the
development of Chulam´s works. After settling in the mountainous region of Espírito Santo,
she started living an isolated life, totally dedicated to her one and only work: the pure pleasure
of painting. There she developed a new art language by organizing the cool colors to highlight
the warm colors composing a harmonic pictorial sonority. By taking this luminous landscape,
this light without depth, Chulam raises the chromatic intensity of her paitings to the top, to
make the beauty of the textures and the painting plans stand out, linked as in the most
beautiful chords. With the help of interviews given by the artist, the exhaustive search for
paintings that were scattered in private collections and also a constant dialogue with the
history of modern painting, this dissertation aims to contribute to a better comprehension of
this important capixaba artist´s production, understanding the piece of art as a revealer of a
visible impression about the world.
Colaboradores
Bezerra, Ângela Maria Grando | Couto, Maria de Fátima Morethy | Neves, Alexandre Emerick
Autor
Mies, Jorge Luiz
Data
2016-08-26T15:19:07Z | 2016-07-11 | 2016-08-26T15:19:07Z | 2014-05-06
Formato
Identificador
Provedor
Editor
Universidade Federal do Espírito Santo | BR | Programa de Pós-Graduação em Artes | UFES | Mestrado em Artes
Assuntos
Fenomenologia | Aracê | Cor e luz | Chulam, Regina - Crítica e interpretação | Pintura moderna
Tipo
masterThesis