-
A produção artística campineira (Grupo Vanguarda) nos salões de arte moderna de São Paulo e nas Bienais de 1950 a 1970 : The artistic prodution campineira (Grupo Vanguarda) in modern art exhibitions in the State of São Paulo and in the Biennials of 1950 to 1970||The artistic prodution campineira (Grupo Vanguarda) in modern art exhibitions in the State of São Paulo and in the Biennials of 1950 to 1970
- Voltar
Metadados
Descrição
Orientador: Maria de Fatima Morethy Couto||Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: Encontra-se, nessa pesquisa, o estudo sobre a participação de artistas campineiros nos Salões Paulista de Arte Moderna e nas Bienais Nacionais e Internacionais de São Paulo que aconteceram entre os anos de 1950 a 70, com o objetivo de identificar a importância da produção artística desses artistas dentro do cenário cultural da época já que registros (catálogos, folders, convites e artigos de jornal) apontam que artistas do interior de São Paulo buscavam expor suas criações modernas na capital, onde por vezes foram selecionados e premiados pelo júri. Para tanto, tornou-se necessário o entendimento das transformações do cenário artístico de Campinas, promovidas pelo conjunto de 10 artistas "modernos" reunidos no Grupo Vanguarda de Campinas, entre 1958 a 1966, dentre os quais estavam: Bernardo Caro, Enéas Dedecca, Francisco Biojone, Geraldo de Souza, Geraldo Jurgensen, Raul Porto, Thomaz Perina, Maria Helena Motta Paes, Mário Bueno, Franco Sacchi. Esse cenário e esses artistas são estudados na primeira parte da tese. Em seguida, buscou-se compreender a relevância dessa produção artística dentro do cenário paulistano, através da análise de algumas das obras premiadas nos Salões Paulistas de Arte Moderna e Bienais Nacionais e Internacionais. Além disso, buscou-se averiguar qual a base de critérios que os inseriu, verificando de que modo OU ATÉ QUE PONTO suas obras se alinharam aos modelos modernos. A representação campineira não estaria refletindo apenas o cenário da arte contemporânea do eixo Rio-São Paulo? Em que medida as premiações concedidas a esses artistas de Campinas nortearam suas futuras produções artísticas? Ou ainda, em que medida as premiações fizeram com que suas obras fossem assimiladas pela crítica de arte, pela mídia e pelo mercado de arte? Movida por essas indagações procurou-se, ainda, verificar semelhanças e diferenças entre situações vivenciadas pelos artistas de Campinas e de Belo Horizonte quando suas obras estiveram sob o crivo do júri paulistano, quando o corpo de jurados de São Paulo passou a integrar os Salões de Arte dessas cidades||Abstract: In this research, the study on the participation of citizens of Campinas in Modern Art exhibitions in the State of São Paulo and in the National and International Biennials of the city of São Paulo, which took place between the years of 1950 and 70, was carried out in order to identify the importance of artistic production (catalogs, folders, invitations and newspaper articles) showing that artists from the interior of the State of São Paulo sought to expose their modern creations in the city of São Paulo, capital of the State, where they were sometimes selected and awarded by the jury. For that, it was necessary to understand the transformations of the artistic scene of Campinas, promoted by the group of 10 "modern" artists gathered in the Vanguard Group of Campinas, between 1958 and 1966, among which were: Bernardo Caro, Enéas Dedecca, Francisco Biojone, Geraldo de Souza, Geraldo Jurgensen, Raul Porto, Thomaz Perina, Maria Helena Motta Paes, Mario Bueno, Franco Sacchi. This scenario and these artists are studied in the first part of the thesis. Next, we sought to understand the relevance of this artistic production within the scenario of the city of São Paulo by analyzing some of the works awarded at the Modern Art exhibitions in the State of São Paulo, and in the National and International Biennials. In addition to that, we sought to find out the criteria that inserted them, verifying in what way OR TO WHAT EXTENT their works were aligned with modern models. Would the representation of Campinas¿ art production be reflecting only the contemporary art scene of the Rio-São Paulo axis? To what extent the prizes awarded to these artists from Campinas guided their future artistic productions? Or, to what extent have the awards made it possible for their works to be assimilated by art criticism, the media, and the art market? Moved by these inquiries, it was also sought to verify similarities and differences between situations experienced by the artists of Campinas and Belo Horizonte when their works were under the sieve of the city of São Paulo jury, when the jurors of the city of São Paulo became part of the Art exhibitions of these cities||Mestrado||Artes Visuais||Mestra em Artes Visuais
Autor
Santos, Nara Vieira Duarte dos, 1985-
Data
2018 | 2018-12-05T00:00:00Z | 2019-05-23T12:53:29Z | 2019-05-23T12:53:29Z
Identificador
SANTOS, Nara Vieira Duarte dos. A produção artística campineira (Grupo Vanguarda) nos salões de arte moderna de São Paulo e nas Bienais de 1950 a 1970: The artistic prodution campineira (Grupo Vanguarda) in modern art exhibitions in the State of São Paulo and in the Biennials of 1950 to 1970. 2018. 1 recurso online (240 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. | http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/334022
Idioma
Provedor
Editor
[s.n.]
Relação
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Assuntos
Arte - Exposições | Artistas - Campinas (SP) | Artistas - Brasil - Séc. XX - Exposições | Arte - Brasil - História | Art - Exhibitions | Artists - Campinas (SP) | Artists - Brazil - 20th century - Exhibitions | Art - Brazil - History
Tipo
DISSERTAÇÃO DIGITAL