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A (Re)construção da banda de música : repertório e ensino||The (Re)construction of the band : repertoire and teaching
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Metadados
Descrição
Orientador: Silvia Cordeiro Nassif||Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: A banda de música comunitária é onde estamos realizando nossa investigação. Adotando a forma de pesquisa qualitativa, realizamos um estudo de caso na Corporação Musical Nossa Senhora do Carmo, na Cidade de Itu/SP. Os questionamentos e discussões que levantamos partem das nossas percepções empíricas anteriores. Buscamos identificar e entender quais são os processos e experiências que enriquecem o aprendizado musical no ambiente de banda. Discutimos como esses processos ocorrem, e como estão ou não relacionados aos momentos formais de ensino nos referindo aos processos de aulas e ensaios. Consideramos que a banda de música figura como importante manifestação cultural por diversos processos de interação com diferentes campos de atividades humanas. Esses processos também remetem a outros acontecimentos que se apresentam com dinâmicas similares e ocorrem em diferentes momentos e em várias partes do mundo. O repertório é o principal fio condutor no qual podemos vislumbrar tais transformações, ocorridas em todos esses processos interacionais, pelos quais a banda também se constrói. Também é pelo repertório que vimos esses processos serem perpassados continuamente. Essa percepção que apresentamos está vinculada à perspectiva da música por sua função discursiva e dialógica advinda da filosofia da linguagem. Dessa forma, discutimos os contínuos processos de (re)construção da banda de música e do seu repertório frente às necessidades e ofertas do aprendizado musical no ambiente de banda. O que percebemos em nossas investigações é que todas as interações que ocorrem entre a banda e os diferentes campos de atividade humana (interações externas) estão intrinsecamente ligadas a outras interações envolvendo os componentes da banda entre si (interações internas). Dessa forma enxergamos as interações externas e internas provocando-se mutuamente, sempre perpassadas e às vezes conduzidas pelo repertório. Esses processos interacionais estão para além dos momentos mais formais de ensino como as aulas e ensaios, são eles os momentos de lazer, brincadeiras, conversas, momentos de práticas musicais espontâneas etc. É neles que vimos, inicialmente, as potencialidades pedagógicas sendo construídas no ambiente de banda de música. Já nos momentos de aulas e ensaios, ao ver o repertório sendo tratado muito mais como um objetivo a ser alcançado, estamos lançando mão de entender também as possíveis funções das potencialidades pedagógicas (relacionadas a interações informais) nesses processos de ensino mais formais||Abstract: The community music band is where we are conducting our research. Adopting the qualitative research form, we conducted a case study at the "Corporação Musical Nossa Senhora do Carmo", in the City of Itu/SP. The questions and discussions we raise are based on our previous empirical perceptions. We seek to identify and understand the processes and experiences that enrich musical learning in the band environment. We discuss how these processes occur, and how they are related to the formal moments of teaching referring to the processes of classes and essays. We consider that the band is an important cultural manifestation through several processes of interaction with different fields of human activities. These processes also refer to other events that occur with similar dynamics and occur at different times and in various parts of the world. The repertoire is the main leitmotif in which we can glimpse such transformations, occurring in all these interactional processes, by which the band is also constructed. It is also through the repertoire that we have seen these processes continually pervading. This perception that we present is linked to the perspective of music for its discursive and dialogic function derived from the philosophy of language. In this way, we discuss the continuous processes of (re)construction of the band and its repertoire in response to the needs and offers of musical learning in the band environment. What we perceive in our research is that all the interactions that occur between the band and the different fields of human activity (external interactions) are intrinsically linked to other interactions involving the band components (internal interactions). In this way we see the external and internal interactions provoking each other, always perverted and sometimes driven by the repertoire. These interactional processes are beyond the more formal moments of teaching such as classes and rehearsals; they are moments of leisure, play, conversations, moments of spontaneous musical practices, etc. It is in them that we saw, initially, the pedagogical potentialities being built in the band music environment. Already in the moments of classes and rehearsals, seeing the repertoire being treated much more as a goal to be achieved, we are also trying to understand the possible functions of pedagogical potentialities (related to informal interactions) in these more formal teaching processes||Mestrado||Música, Teoria, Criação e Prática||Mestre em Música
Autor
Cruz, Fernando Vieira da, 1985-
Data
2019 | 2019-02-04T00:00:00Z | 2019-05-13T18:07:46Z | 2019-05-13T18:07:46Z
Identificador
CRUZ, Fernando Vieira da. A (Re)construção da banda de música: repertório e ensino. 2019. 1 recurso online (143 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. | http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/333950
Idioma
Provedor
Editor
[s.n.]
Relação
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Assuntos
Bandas (Música) | Música - Repertório | Prática pedagógica | Musica e linguagem | Dialogismo | Bands (Music) | Music - Repertoire | Pedagogical practice | Music and language | Dialogism
Tipo
DISSERTAÇÃO DIGITAL