-
A traição da tradição : Vsévolod E. Meierhold e Fernando Neves em diálogo com o ator popular||Treason of tradition : Vsevolod E. Meyerhold and Fernando Neves in dialogue with popular actor
- Voltar
Metadados
Descrição
Orientador: Matteo Bonfitto Júnior||Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: Este trabalho investiga a criação teatral a partir do diálogo com algumas tradições do ator popular, através do ato da traição, conceituado como uma releitura de uma tradição teatral do passado em diálogo com o mundo e a cena contemporâneos, sem nenhuma tentativa de resgate ou reconstrução. Esta investigação aconteceu, sobretudo através de dois estudos de caso. O primeiro deles é o do encenador russo do início do século XX Vsévolod E. Meierhold e do diálogo de suas encenações e de sua pedagogia com as tradições do balagan, da Commedia dell¿Arte e do circo russo. O segundo é o do encenador brasileiro contemporâneo Fernando Neves e do diálogo de suas encenações e de sua pedagogia com a tradição teatral de sua família, os Santoro-Viana-Neves gestores, em meados do século XX, do Pavilhão Arethuzza, um dos mais importantes circos-teatros da história do Brasil. A principal reflexão que esta dissertação levanta é sobre a possível pregnância da criação teatral vista como uma articulação de uma investigação de algumas das tradições do ator popular com as necessidades expressivas da cena contemporânea e a individualidade de cada artista, para que o diálogo da realidade de hoje com uma tradição do passado permita-nos sonhar um novo teatro||Abstract: This work investigates theatrical creation by dialoguing some traditions of the popular actor via act of treason, the latter being based on the concept of reinterpretation of a theatrical tradition from the past in dialogue with the contemporary world and scene, without any attempts to recover or rebuild it. This investigation occurs, especially, through two case studies. The first is the Russian director from the early twentieth century, Vsevolod E. Meyerhold, and the dialogue of his works and pedagogy with the traditions of balagan, Commedia dell¿Arte and Russian circus. The second study is on the contemporary Brazilian director, Fernando Neves, and the dialogue of his works and pedagogy with the theatrical tradition of his family, the Santoro-Viana-Neves, managers, in mid twentieth century, of the Pavilhão Arethuzza, one of the major drama-circus of Brazil¿s history. The main reflection prompted on this work is about how prolific theatrical creation can be when seen as an articulation of the investigation of some traditions of the popular actor with the expressive needs of the contemporary scene and the individuality of each artist, in order to establish a dialogue between the reality of today and the tradition of the past, allowing us to dream about a new theater||Mestrado||Teatro, Dança e Performance||Mestre em Artes da Cena||2011/16342-2||FAPESP
Autor
Silva, Rodrigo de Oliveira e, 1989-
Data
2014 | 2014-09-09T00:00:00Z | 2019-04-02T19:13:30Z | 2019-04-02T19:13:30Z
Identificador
SILVA, Rodrigo de Oliveira e. A traição da tradição: Vsévolod E. Meierhold e Fernando Neves em diálogo com o ator popular. 2014. 1 recurso online (277 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. | http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/333624
Idioma
Provedor
Editor
[s.n.]
Relação
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Assuntos
Meyerhold, V. E. (Vsevolod Emilevich), 1874-1940 | Neves, Fernando, 1950- | Atores | Circo | Teatro | Meyerhold, Vsévolod Emilievitch | Neves, Fernando | Actors | Circus | Drama
Tipo
DISSERTAÇÃO DIGITAL