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A voz de Milton Nascimento em Presença = Milton Nascimento’s voice in presence||Milton Nascimento’s voice in presence
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Metadados
Descrição
Orientador: Antônio Rafael Carvalho dos Santos||Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: A proposta desta pesquisa é percorrer a trajetória vocal construída pelo cantor/compositor Milton Nascimento no interior da sua produção fonográfica, a fim de observar, mapear, selecionar e apresentar sua voz em presença (ZUMTHOR, 1993, 1997, 2005, 2007; FINNEGAN, 1997, 2008); uma investigação que tem como pontos de partida a performance e a escuta. Reconhecido mundialmente pelo timbre particular, pelas interpretações marcantes e estilo composicional de difícil categorização, Milton chamou atenção desde o seu surgimento nos anos de 1960 no Brasil, e construiu uma carreira sólida que continua influenciando gerações. Adentrar de maneira minuciosa na sua produção vocal é observar as nuances do canto, sua maneira de pronunciar, de explorar, de transmitir, de fazer emergir os sentidos. A partir de abordagens analíticas de Barthes (2009), Zumthor (1993, 1997, 2007), Tagg (2003, 2011), Tatit (2007, 2008) e Machado (2011, 2012), escolhemos a canção "Clube da Esquina no 2" dos compositores Milton Nascimento, Lô Borges e Márcio Borges, gravada inicialmente no disco Clube da Esquina, de 1972, e retomada pelo artista no disco Angelus, lançado em 1993, para apresentar em detalhes a movência no uso da voz||Abstract: The purpose of this research is to cover the vocal path built by the singer/song-writer Milton Nascimento through his recording career, with the intent of observing, aligning, selecting and presenting his voice in presence (ZUMTHOR, 1993, 1997, 2005, 2007; FINNEGAN 1997, 2008); a search with performance and listening as starting points. Renowned world-wide for his peculiar timber, his remarkable renditions and a style which does not fall into a category easily, Milton has always drawn attention, since his early appearances in the 1960¿s in Brazil. He has built a solid career and continues to influence generations. Meticulously examining his vocal production implies observing the nuances of his singing, pronunciation, exploring, emerging and breaking through of the senses. While taking the analytical approach of Barthes (2009), Zumthor (1993, 1997, 2007), Tagg (2003, 2011), Tatit (2007, 2008) and Machado (2011, 2012), we have selected the song "Clube da Esquina no 2", composed by Milton Nascimento, Lô Borges and Márcio Borges, initially recorded at the album Clube da Esquina, in 1972, and taked over by the artist at the Angelus album, released in 1993, which was revisited by the artist throughout his career, in order to present in detail the mobility in the use of the voice||Doutorado||Fundamentos Teoricos||Doutora em Música
Autor
Nunes, Thais dos Guimarães Alvim, 1977-
Data
2015 | 2018-08-29T01:07:13Z | 2018-08-29T01:07:13Z
Identificador
NUNES, Thais dos Guimarães Alvim. A voz de Milton Nascimento em Presença = Milton Nascimento's voice in presence. 2015. 1 recurso online ( 96 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: . Acesso em: 28 ago. 2018. | http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/285176
Provedor
Editor
[s.n.]
Relação
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Assuntos
Nascimento, Milton, 1942- | Canto popular | Canções e música | Desempenho (Arte) | Jazz singing | Music and songs | Performance (Art)
Tipo
TESE DIGITAL