Descrição
Esta dissertação traz em pauta as HQs autorais, das quais elencam-se principalmente os
temas de horror, bem como as narrativas oriundas do estilo Gekigá. Com relação ao hor-
ror, propõe-se uma reflexão com base em autores dos gêneros e explora-se a influência
dos ilustradores de quadrinhos espanhóis Esteban Maroto, José Ortiz, José Gonzalez, San-
julián, Luís Garcia e outros que foram publicados em revistas brasileiras, trazendo tam-
bém alguns autores nacionais contemporâneos a eles como Mozart Couto, Mano, Rodval
Matias, Watson Portela, Carlos Chagas, Ricardo Leite, dentre outros. Estes últimos foram
importantes na criação de HQs nacionais, em revistas publicadas no Brasil, como as da
Editora D-Arte e outras. Ainda, nesta dissertação, explora-se a influência a partir da nar-
rativa visual estética do quadrinho Gekigá – uma vertente autoral do mangá. Essas refle-
xões teóricas têm como resultado a prática artística que se constitui na elaboração de his-
tórias em quadrinhos autorais, que mesclam estilos realistas a partir da estética espanhola
de horror (inclusa a linguagem fotográfica da narrativa Gekigá), promovendo mediante
tais práticas narrativas, a fusão dessas influências resultados em quadrinhos do gênero
horror totalizando três HQs curtas para esta pesquisa dissertativa.||The current dissertation carries out in discussion authorial comics, in which highlights
thematics such as the horror, as well as the narrative originated from the Gekiga style.
Concerning the horror, it implements a reflection based on the authors of these genres and
explores the influence of Spanish comics illustrators such as Esteban Maroto, José Ortiz,
José Gonzalez, Sanjulián, Luís García, and others published in Brazilian magazines, as
well as it contextualizes a few contemporaneous Brazilian authors influenced by them
such as Mozart Couto, Mano, Rodval Matias, Watson Portela, Carlos Chagas, Ricardo
Leite, among others. These last names were relevant on the creating process of national
Comic Books on the publishers D-Arte and others. Furthermore, the research accom-
plishes the influence throughout the visual narrative aesthetic of Gekiga comics – an au-
thorial branch of Manga. These theoretical reflections result on the artistic practice built
on the creating of authorial comic books that mixes realistic styles throughout the Spanish
aesthetic of horror with the photographic language of the Gekiga narrative, promoting
narrative exercises that blend these influences. The result proposed, as itself, consists of
an album in horror comic books carrying out three short comics to this research work.