Descrição
Orientadora: Profa. Dra. Silvana Ruffier Scarinci||Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 11/04/2020||Inclui referências: p. 82-84||Resumo: Esta dissertação apresenta uma análise de Ariane et Bacchus, tragédie en musique de Marin Marais (1696), sob a perspectiva do tratado de composição de Marc-Antoine Charpentier, Régles de Composition par Mr. Charpentier, 1692. Esta análise permitirá que possamos compreender a obra de Marin Marais em seu contexto histórico e estilístico, as características e peculiaridades de sua escrita, e suas inovações ou permanência na tradição estabelecida por Jean-Baptiste Lully. A metodologia utilizada foi a pesquisa documental e bibliográfica, com análise e comparação entre obras e tratados do período. Palavras-chave: Marin Marais. Marc-Antoine Charpentier. Tragédie en musique. Ariane et Bacchus. Tratado de composição do século XVII.||Abstract: This dissertation presents an analysis of Ariane et Bacchus, tragédie en musique by Marin Marais (1696), from the perspective of the treatise on composition by Marc-Antoine Charpentier, Régies de CompositionparM r. Charpentier, 1692. This analysis will allow us to understand Marin Marais's work in its historical and stylistic context, the characteristics and peculiarities of his writing, and his innovations or permanence in the tradition established by Jean-Baptiste Lully. The methodology used was the documentary and bibliographical research, with comparative analysis between works and treatises of the period. Keywords: Marin Marais. Marc-Antoine Charpentier. Tragédie en musique. Ariane et Bacchus. XVII century composition treatise.