Descrição
Orientador: Haroldo Gallo||Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: As particularidades transgressivas da Arte Contemporânea possibilitam abordar desobedientemente, desde um recorte crítico, as erupções díspares que caracterizam o sistema artístico contemporâneo, sobretudo nos séculos XX e XXI; particularmente à Bienal de Havana. Destacam-se os modos de afetação que as plataformas de desenvolvimento dos conhecimentos acrescentaram ao autor e condicionaram sua atuação em diferentes contextos culturais, artísticos, políticos, sociais e geográficos Nos capítulos aparecem blocos conclusivos, citações e depoimentos como veículos conceituais no intuito de enriquecer e trazer ao contexto da pesquisa referências que se bifurcam como complementos das convicções transferidas ao discurso teórico: artistas como Doris Salcedo, Rochelle Costi, Rosângela Rennó e a geração de artistas visuais dos anos 1990 em Cuba, agentes ativos dos eventos avaliados como Lilian Llanes, Jean-Hubert Martin e Hans Belting, entre outros. Eles se apresentam como rochas sólidas na configuração do arquipélago visual contemporâneo delimitado e ilustrado, também, com imagens que, como correntes, pretendem fazer fluir sensibilidade e sensorialidade em conexão metatextual||Abstract: The transgressive particularities of Contemporary Art make it possible to approach disobediently, from a critical point of view, the disparate eruptions that characterize the contemporary artistic system, especially in the 20th and 21st centuries; particularly the Havana Biennial. We highlight the modes of affectation that the knowledge development platforms have added to the autor and conditioned their performance in different cultural, artistic, political, social and geographical contexts. In the chapters there are conclusive blocks, citations and testimonies as conceptual vehicles in order to enrich and bring to the context of the research references that bifurcam as complements of the convictions transferred to the theoretical discourse: artists like Doris Salcedo, Rochelle Costi, Rosângela Rennó and the generation of artists visual effects of the 1990s in Cuba, active agents of the evaluated events like Lilian Llanes, Jean-Hubert Martin and Hans Belting, among others. They present themselves as solid rocks in the configuration of the contemporary visual archipelago delimited and illustrated, also, with images that, as currents, pretend to make sensibility and sensoriality flow in metatextual connection||Doutorado||Artes Visuais||Doutor em Artes Visuais