Descrição
Orientador: Adriana Giarola Kayama||Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: Composta para o Teatro San Moisé em Veneza no ano de 1797, a ópera cômica em um ato As Damas Trocadas ou Le Donne Cambiate integra a ampla relação autógrafa do compositor luso-brasileiro, Marcos Portugal. Um estudo sobre a obra possibilita contextualizar um importante período para o desenvolvimento da farsa que compreende a década de 1790, antes do apogeu Rossiniano. As Damas Trocadas faz parte da produção operística de Marcos Portugal que marca a sua segunda viagem à Itália (1795-1800), fase de maior produção lírica de sua carreira composicional. Por esse motivo o presente trabalho busca, por meio de documentos coletados, comprovar o trabalho de Marcos Portugal, em Veneza, ao lado de importantes compositores italianos como Domenico Cimarosa e Giovanni Paisiello e, principalmente, apresentar a edição integral, em português, da ópera As Damas Trocadas||Abstract: Composed for the San Moisè Theater in Venice in 1797, the one act comic opera As Damas Trocadas or Le Donne Cambiate is one of numerous works of the Luso-Brazilian composer Marcos Portugal. Through the study of this opera it was possible to put into context an important period for the development of the opera buffa in the 1790¿s, before the Rossinian apogee. As Damas Trocadas is part of Marcos Portugal¿s operatic compositions during his second trip to Italy (1795-1800), period of his most prolific compositional career of lyric music. Therefore, through the study of several collected documents, this Dissertation confirms the important role Marcos Portugal had in Venice, alongside of renowned Italian composers such as Domenico Cimarosa and Giovanni Paisiello. It also presents a complete edition, in Portuguese, of the opera As Damas Trocadas||Doutorado||Música, Teoria, Criação e Prática||Doutor em Música||CAPES