-
Atravessando territórios: Fazendo-se docente-artista no processo de formação||Crossing territories: Turning itself teacher-artist in the formation process
- Voltar
Metadados
Descrição
Este trabalho discute a possibilidade da construção de uma docência-artística a partir de
entrecruzamentos artísticos, subjetivos, poéticos e docentes durante o percurso do
acadêmico na formação inicial em Artes Visuais. A pesquisa procurou abrir espaços para
pensar essa formação que atravessa e é atravessada pelas histórias e vivências do aluno no
curso de Licenciatura em Artes Visuais, e fora dele também. Para o seu desenvolvimento
participaram oito colaboradores do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Faculdade de
Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás, sendo dois professores de Estágio
Supervisionado e seis acadêmicos em período de estágio, no ano de 2011. Estiveram
presentes nesse processo discussões e posicionamentos com relação ao curso, à formação
inicial docente, ao estágio supervisionado, aos ateliês na universidade e pontuações acerca
da escola. O processo de investigação e reflexão fez uso de entrevistas, caderno de pesquisa
e mapas referentes ao conteúdo das entrevistas. Diante das colocações e reverberações que
as falas dos colaboradores proporcionaram, compreendeu-se que esse espaço de formação
se faz não só pelas ementas e estruturas curriculares que o curso oferece, mas pelos
diferentes interesses de cada aluno em buscar por determinadas situações presentes e
ausentes no processo de formação.||This work discusses the possibilities of developing an artistic teaching by intercrossing art,
subjectivity, poetry and teaching during the student's initial formation in Visual Arts. The
research opened spaces to think through this formation that crosses and it's crossed by the
student’s stories and experiences in Visual Arts Class, and outside of it as well. For its
development, participated eight collaborators of Visual Arts Class from Federal University of
Goiás, two being professors from supervised internship and six graduates during their
internship period, in 2011. Discussions and points relative to the course, the instructor’s initial
formation, supervised internship, studio at university and points about school itself were all
present during this process. The investigation and reflection used interviews, research
notebooks and maps referring to the interviews content. From the placing and reverberation
that collaborators words provided, it became clear that this formation space it’s done not only
by the menus and curriculum structure that the course provides, but by the different interests
of each student in searching for determined situations both present and absent in their
formation process.||Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Colaboradores
Guimarães, Leda Maria de Barros | http://lattes.cnpq.br/1491866271915819 | Guimarães, Leda Maria de Barros | Pereira, Marcos Villela | Martins, Raimundo | Santana, Arão Nogueira Paranaguá de | Martins, Alice Fátima
Autor
Forte, Marcelo
Data
2014-11-13T18:47:05Z | 2013-04-29
Formato
Identificador
FORTE, Marcelo. Atravessando territórios: Fazendo-se docente-artista no processo de formação. 2013. 155 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Visual) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013. | http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3603
Idioma
Provedor
Editor
Universidade Federal de Goiás | Faculdade de Artes Visuais - FAV (RG) | Brasil | UFG | Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual (FAV)
Direitos autorais
Acesso Aberto | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Assuntos
Docência-artística | Formação inicial docente | Artes visuais | Artistic teaching | Initial teaching formation | Visual arts | ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES
Tipo
Dissertação