Descrição
In this work we developed a compositional procedure that employs independent sound layers
forming loops, whose interaction becomes determinant of the formal design. Such procedure,
called Listening Field, was metaphorically inspired on planetary orbits. Four compositions
were written in order to demonstrate the procedure: Disco de Acreção, Delta Orionis, and
Nemesis, for string octet; and Sistema Solar for string orchestra. A few tangential subjects are
approached in this work, including periodicity, relationship between "listening" and "non
listening", silence, and the influence of cultural background on the listener's perception.||Nenhuma||Neste trabalho foi desenvolvido um procedimento composicional que se utiliza de camadas
sonoras independentes, em loops, e cuja interação torna-se determinante do desenho formal.
Tal procedimento, que chamo Campo de Escuta, foi inspirado, metaforicamente, em órbitas
planetárias. Quatro composições foram escritas para demonstrar o procedimento: Disco de
Acreção, Delta Orionis, e Nemesis, para octeto de cordas; e Sistema Solar para orquestra de
cordas. Alguns temas tangenciais são abordados no trabalho, dentre eles periodicidade,
relação entre “escuta” e “não-escuta”, silêncio e a influência da bagagem cultural na
percepção do ouvinte.