-
Cinema e animação: poéticas de um vivência||Cinema and animation: a poetic experiences
- Voltar
Metadados
Descrição
Este estudo teve como objetivo unir em mesmo trabalho vivência, teoria e
poéticas. Agregaram-se em mesmo patamar as referências tanto religiosas quanto
visuais da autora para a produção de um curta-metragem híbrido entre cinema liveaction
e animação. Contribuíram também para a construção da poética o estudo dos
arquétipos das entidades da umbanda, historia e princípios da animação, filmes híbridos
entre cinema e animação e a análise do filme Kill Bill I, escolhido como referência
técnica com a qual fizemos interrelação com nossa poética. No capitulo teórico está a
história da animação partindo dos princípios dos aparatos tecnológicos da época
chegando a aparelhos atuais como computadores e softwares que foram de grande
importância para a animação feita quadro a quadro pela autora. A escolha da técnica
animada 2D está intimamente ligada aos aparelhos tecnológicos atuais. Baseamos-nos
nas teorias de análise cinematográfica para conduzir a análise do filme de Tarantino e
através deste estímulo fizemos uma correlação com nossa prática em que conseguimos
elementos de grande importância para a produção do curta-metragem. Agregada a essa
análise temos também a identificação do arquétipo da personagem O´Ren Ishii que nos
serviu para a construção dos arquétipos de nossas personagens, criando uma linha tênue
entre as referências de Tarantino e as referências da autora. Toda essa teoria somada à
vivência e a prática nos levou a concretização de um filme live-action e animação
partindo das inspirações sobre as vivências religiosas e profissionais da autora
culminando na sequência de produção e realização de um curta-metragem
essencialmente autoral.||This study aimed to mix in the work art experience theory and poetics.
Were aggregated at the same level both religious and visual references of the author to
produce a short film hybrid between live-action film and animation. The study of the
archetypes Umbanda’s entities and the history and principles of animation also
contributed, like the film hybrid between film and animation and analysis of the film
Kill Bill I, chosen as the reference technique with which we bond our poetic. In the
theoretical chapter the history of animation is based on the principles of technological
devices of the season coming to current devices such as computers and software that
were of great importance to the animation frame by frame made by the author. The
choice of technique animated 2D is closely linked to technological devices today. We
base ourselves on the theories of film analysis to conduct the analysis of Tarantino's
movie and through this stimulus did correlate with in our practice we get elements of
great importance for the production of the short film. Added to this analysis we also
identify the archetype of character O'Ren Ishii that served us for the construction of the
archetypes of our characters, creating a fine line between Tarantino references and
references of the author. All this added to the theory and practice experience led us to
achieving a live-action film and animation drawing on inspirations on religious
experiences and professional author culminating in the production sequence and
performing a short film essentially copyright.
Colaboradores
Berardo, Rosa Maria | http://lattes.cnpq.br/5933853765756576 | Berardo, Rosa Maria | Oliveira, Selma Regina Nunes | Silva Filho, Raimundo Martins da
Autor
Brandão, Flávia Christina Leite
Data
2014-11-03T18:15:06Z | 2013-04-05
Formato
Identificador
BRANDÃO, Flávia Christina Leite. Cinema e animação: poéticas de um vivência. 2013. 61 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Visual) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013. | http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3513
Idioma
Provedor
Editor
Universidade Federal de Goiás | Faculdade de Artes Visuais - FAV (RG) | Brasil | UFG | Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual (FAV)
Direitos autorais
Acesso Aberto | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Assuntos
Cinema | Animação | Arte | Cultura visual | Umbanda | Narrativas híbridas | Animation | Art | Visual culture | Hybrid narratives | ARTES::CINEMA
Tipo
Dissertação