Descrição
Orientador: Esdras Rodrigues Silva||Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: Esta pesquisa busca investigar os caminhos pelos quais a rabeca vem seguindo no cenário musical brasileiro, bem como, a abertura de possibilidades sonoras e estilísticas que tem ocorrido na prática do instrumento nas últimas três décadas, como consequência de seu êxodo rural para as zonas urbanas. Para tal, com base no conceito de hibridismo de Canclini, procedeu-se à investigação de três agentes de transformação responsáveis por eventos importantes na história atual da rabeca brasileira: Siba, José Eduardo Gramani e Thomas Rohrer, traçando um paralelo entre a história do instrumento e a performance de rabequeiros contemporâneos, destacando suas inovações no uso da rabeca e suas contribuições na construção de novas linguagens||Abstract: This research seeks to investigate the actual status of the Brazilian rabeca in contemporary Brazilian music scene, and as well, to point out the changes in sound and style that occurred in its practice in the last three decades, as a consequence of its exodus from rural to urban areas. To this end, and based on Canclini¿s concept of hybridization, we proceeded to investigate three agents of transformation responsible for important events in the current history of the Brazilian rabeca: Siba, José Eduardo Gramani e Thomas Rohrer, drawing a parallel between the history of the instrument and its performance by contemporary players, and highlighting their innovation in the usage of the instrument and their contribution for the construction of new languages||Mestrado||Música, Teoria, Criação e Prática||Mestra em Música||88887.288586/2018-00||CAPES