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Da formação da imagem (imaginário) ao fazer milenar da xilogravura.||From making the image (imagination) to the traditional making of xylography.
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Metadados
Descrição
This research project is a work that is part of my own creative path using xylography. It has as major interest on the contemporary scene, in which images proliferate convulsively. These images appear in my artistic production as representations of a world full of contradictions, disturbances, internal and external conflicts that occur in the assembled work. That work relates itself to dreams, daydreams, or even delirium. I bring here a set of works made with xylography, a technique very close to my own artistic expression, and not only used as a possibility of multiplying images. The assembling of images, a procedure which is always used in the works presented here, is a way of enabling the appearance of a crossings’ composed imaginary. In this moment, the line brings the personal poetic tone in xylography. More than before, it is for the incision in a MDF matrix that I start looking until getting to the print. Thus, if xylography is the language that allows me to develop a human theme, and if its paper print and the expression, which is taken through many procedures before getting into those contemporary scenes, are the final seen print, the principle is the line. With the line I work over the MDF plaque and give rhythm to my own poetics.||O projeto de pesquisa que aqui apresento é um trabalho que se insere em meu percurso de criação com xilogravura tendo como interesse maior a cena contemporânea, onde imagens se proliferam convulsivamente. Estas imagens afloram em minha produção artística como representações de um mundo repleto de contradições, perturbações, conflitos internos e externos que se mostram no trabalho com montagens que remetem a sonhos, devaneios ou mesmo delírios. Trago aqui um conjunto de trabalhos realizados em xilogravura, uma técnica muito própria à minha expressão artística e não apenas como possibilidade de multiplicação de imagens. A montagem, procedimento sempre utilizado nos trabalhos aqui apresentados é uma forma de fazer aflorar este imaginário composto de muitos cruzamentos. Neste momento a linha dá o tom da poética pessoal em xilogravura. Mais que antes, é para ela, para incisão em uma matriz de MDF, que começo a olhar até chegar à estampa. Portanto se é a xilogravura a linguagem quem me permite desenvolver a temática humana, e se sua impressão em papel e a expressão, obtida por diversos procedimentos antes de chegar a nestas cenas contemporâneas é a etapa final que é visualizada, o princípio é a linha. Com a linha incido sobre a placa de MDF e dou ritmo à minha poética.
Colaboradores
97570710053 | http://lattes.cnpq.br/2428277794320393 | 61053201087 | http://lattes.cnpq.br/2666148508585644 | Requião, Renata Azevedo
Autor
Vieira, Carla Rosane dos Santos
Data
2020-05-18T23:33:06Z | 2020-05-18 | 2020-05-18T23:33:06Z | 2014-07-18
Identificador
VIEIRA, Carla Rosane dos Santos. Da formação da imagem (imaginário) ao fazer milenar da xilogravura. 2014. 199 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2014. | http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/5442
Idioma
Provedor
Editor
Universidade Federal de Pelotas | Centro de Artes | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | UFPel | Brasil
Direitos autorais
OpenAccess
Assuntos
Artes | Incisão-linha | Xilogravura | Processo | Arts | Incision-line | Xylography | Process | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Tipo
masterThesis