-
Deslizamentos e desnudamentos do sujeito, ao ritmo de sístoles e diástoles do tempo = análise processual de objetos autorrepresentacionais||Slippings and strippings of a person, under rhythm of contractions and expansions of time : process analysis of self-representational artworks
- Voltar
Metadados
Descrição
Orientador: Marco Antonio Alves do Valle||Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: Deslizamentos e desnudamentos do sujeito, ao ritmo de sístoles e diástoles do tempo: analise processual de objetos autorrepresentacionais e o titulo desta pesquisa em Poéticas Visuais, por meio da qual procuro compreender o processo pessoal de criação no que concerne a autorrepresentacão. Por meio deste tema, busco refletir de que maneira a vida contemporânea desestabiliza a noção corrente de autorretrato, considerada como correspondência bastante satisfatória existente entre modelo e autor, sendo ambos o mesmo sujeito. A pesquisa objetiva compreender, sistematicamente, por meio da produção plástico visual e de analises de alguns objetos de arte, as singularidades que envolvem o subgênero, salientando a problematizarão da pratica devido a desterritorialização de conceitos como memória, identidade e autoria. Trabalho a partir da idéia de alteridade nas proposições artísticas, enredando-as em uma trama processual que lida com as contrações e distensões do tempo, aproximando a arte e a vida. Estabeleço conexões do fazer com algumas propostas de Sophie Calle, On Kawara, Roman Opalka, Arthur Bispo do Rosário e Kurt Schwitters, entre outros, assim como outras áreas do conhecimento como a Filosofia Contemporânea, a Teoria Literária, temas da Sociologia e Antropologia, representados principalmente por Walter Benjamin, Gilles Deleuze, Michel Foucault, Anthony Giddens, Fausto Colombo, Philippe Lejeune||Abstract: Slippings and strippings of a person, under rhythm of contractions and expansions of time: process analysis of self-representational artworks entitles this research in Visual Poetics. Through this research I intend to understand personal process of creation, concerned with selfrepresentation. Working with this theme, I also intend to think of manners with which contemporary life provokes changes in conventional concept of selfportrait: a reasonable formal fidelity that exists between the model and the author of a portrait; so, model and author are the same person. Through personal artistic production and artworks from other artists, this research aims to verify the effects that transformations in concepts of memory, identity and authorship have caused in this concept of self-portrait. I work with "otherness" concept as a major element in the artistic purposes, weaving them in a kind of a process that relates contractions and expansions of time, closing art and life. I establish connections with my procedures and Sophie Calle, On Kawara, Roman Opalka, Arthur Bispo do Rosario and Kurt Schwitters' purposes, among others, as well as other concepts of Contemporary Philosophy,Literary Theory and some themes in Sociology and Anthropology, mainly represented by Walter Benjamin, Gilles Deleuze, Michel Foucault, Anthony Giddens, Fausto Colombo and Philippe Lejeune||Doutorado||Artes||Doutor em Artes
Autor
Gozzer, Cláudia Maria França Silva
Data
2010 | 2018-08-17T00:11:14Z | 2018-08-17T00:11:14Z
Formato
Identificador
GOZZER, Cláudia Maria França Silva. Deslizamentos e desnudamentos do sujeito, ao ritmo de sístoles e diástoles do tempo = análise processual de objetos autorrepresentacionais. 2010. 362 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: . Acesso em: 16 ago. 2018. | http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284975
Idioma
Provedor
Editor
[s.n.]
Assuntos
Processo de criação | Autobiografia | Vida | Arte | Arte moderna | Process of creation | Life | Art | Self-portrait | Contemporary art
Tipo
TESE