-
Diálogos de luz: a artista-iluminadora-pesquisadora em busca da visibilidade poética da luz
- Voltar
Metadados
Descrição
This research, developed in the course of Master of Arts of PPGARTES / UFPA,
comprises the creative path of the author, artist-illuminator-researcher. The proposal deals
with the importance of stage lighting as a language and it goes through the restlessness
that starts from the author 's experiences as a dancer and ends in her artistic process as an
illuminator, observer and coparticipante of the scene, making a theoretical collection
about the expressive function, aesthetics identified in enlightenment and the performative
acts imbricated in the artistic making of the illuminator. The author proposes the outline
of a methodological device, in the meaning of a poetics as an art program, thus calling
the Poetics of the Elements from the association of elements in nature Water, earth, air,
fire and ether) with the theoretical contributions that support the study, namely: visibility,
by Calvin; By "thinking for images" with the archetypes of elements of nature proposed
by Bachelard and the ideology of Creative Path, by Sônia Rangel. The dissertation
presents as a proposition for the creation in scenic lighting, the strategy of this
methodological device, which is directly related to the operationalization of the creative
process, being pointed there the performance actions of artistic making, before the
performance of the scenic illuminator.||Esta pesquisa, desenvolvida no curso de Mestrado em Artes do PPGARTES/UFPA,
compreende o trajeto criativo da autora, artista-iluminadora-pesquisadora. A proposta
trata da importância da iluminação cênica como linguagem e perpassa a inquietação que
parte de experiências da autora como bailarina e desemboca em seu processo artístico
como iluminadora, observadora e coparticipante da cena, fazendo um apanhado teórico
sobre a função expressiva, estética identificadas na iluminação cênica e os atos
performativos imbricados no fazer artístico do iluminador. Partindo de experimentações
da artista, aprofundando exercícios vivenciados nas disciplinas do mestrado, a autora
propõe o esboço de um dispositivo metodológico, na significação de uma poética como
programa de arte, denominando assim como a Poética dos Elementos a partir da
associação dos elementos na natureza (água, terra, ar, fogo e éter) com os aportes teóricos
que embasam o estudo, quais sejam: a visibilidade, de Calvino; pelo “pensar por imagens”
com os arquétipos de elementos da natureza propostos por Bachelard e a ideologia de
Trajeto Criativo, de Sônia Rangel. A dissertação apresenta como proposição para a
criação em iluminação cênica, a estratégia deste dispositivo metodológico, que está
diretamente relacionada com a operacionalização do processo criativo, sendo apontadas
aí as ações performáticas do fazer artístico, antes da performance do iluminador cênico.
Colaboradores
SAPUCAHY, Ana Flávia Mendes | http://lattes.cnpq.br/6144243746546776
Autor
SILVA, Natasha Kerolen Leite da
Data
2017-06-09T16:23:28Z | 2017-06-09T16:23:28Z | 2016-12-19
Formato
Identificador
SILVA, Natasha Kerolen Leite da. Diálogos de luz: a artista-iluminadora-pesquisadora em busca da visibilidade poética da luz. Orientadora: Ana Flávia Mendes Sapucahy. 2016. 260 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2016. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8659. Acesso em.: | http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8659
Idioma
Provedor
Editor
Universidade Federal do Pará | Brasil | Instituto de Ciências da Arte | UFPA | Programa de Pós-Graduação em Artes
Direitos autorais
Acesso Aberto
Assuntos
Artes cênicas | Iluminação cênica | Iluminação teatral | Poética | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Tipo
Dissertação