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Do live cinema ao live doc : performatividades e documentalidades||From live cinema to live doc : performativity and documentality
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Metadados
Descrição
Orientador: Francisco Elinaldo Teixeira||Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: Um campo artístico pode ser delimitado ¿ por críticos, pesquisadores ou pelos próprios artistas - pela regularidade de trabalhos atravessados por formas comuns de apresentação, interpretação e produção de narrativas. Esta pesquisa mapeia, sistematiza, analisa e reflete sobre trabalhos geralmente definidos como performances audiovisuais e propõe deslocá-los para o que esta tese demarca como live doc - ou documentalidade ao vivo -, derivação do cinema expandido atravessada simultaneamente por uma dimensão documental e outra performática. Desde o início dos anos 2000, observa-se a intensificação do surgimento de trabalhos de live cinema, lecture performance, teatro documentário que passam a incorporar fragmentos do real - condensados no conceito de documentalidade - apresentados em ato performático, de onde se deriva a ideia de performatividade. Esses dois conceitos são fundantes para compreender o live doc. Para delimitar o campo de live doc, optou-se por analisar três performances de live cinema desenvolvidas por artistas brasileiros: Sequenze (Raimo Benedetti, 2010), Are We Doing Right? Remix (Embolex, 2013) e O Pianista Fracassado (Manuel Pessoa de Lima, 2018). Estes trabalhos ajudam a compreender a ideia de live doc de maneira mais ampla, suas especificidades e particularidades. Realizou-se também um recorte histórico do cinema fora da sala escura e a identificação de trabalhos que mesclam imagem em movimento, sons e performance. Esse percurso apresenta como a performance rapidamente se aproximou do cinema experimental e do cinema expandido, e como, a partir dela, chega-se no conceito de performatividade. Em relação ao conceito de documentalidade, parte-se da investigação da problemática da representação do real no documentário, abordando as características do filme-ensaio, para se chegar à documentalidade, ou seja, ao estado documental de determinados trabalhos artísticos. Por fim, a pesquisa aponta como as relações entre performatividade e documentalidade podem produzir variações nas articulações de sentido promovidas pelas inflexões do real. Também proponhoPropõe-se também caminhos de reflexão para se pensar a relação do público com o live doc, na qual a singularidade da experiência desafia a ideia de reprodutibilidade do cinema||Abstract: An artistic field can be delimited - by critics, researchers or by the artists themselves - by the regularity of works crossed by common forms of presentation, interpretation and production of narratives. This research maps, systematizes, analyzes and reflects on works generally defined as audiovisual performances and proposes to move them to what this thesis demarcates as live doc - or live documentality -, derivation of the expanded cinema crossed simultaneously by a documentary and other performative dimension . Since the beginning of the 2000s, we have witnessed the intensification of the emergence of live cinema, lecture performance, documentary theater that incorporate fragments of real - condensed here into the documentality concept - presented in a performance act, from which the idea of performativity. These two concepts are fundamental to understanding the live doc. To delimit the field of live doc, we analyze three live cinema performances developed by Brazilian artists: Sequenze (Raimo Benedetti, 2010), Are We Doing Right? Remix (Embolex, 2013) and Failed Pianist (Manuel Pessoa de Lima, 2018). These works help to understand the idea of live doc more broadly, its specificities and particularities. There was also a historical approach of the expanded cinema and the identification of works that mix moving images, sounds and performance. This course presents how performance quickly approached the experimental cinema and expanded cinema, and its derivation to the concept of performativity. With regard to the concept of documentality, we start with the investigation of the problematic of the representation in documentary, approaching the characteristics of the film-essay, in order to arrive at documentality, that is, the documentary state of certain artistic works. Finally, this research points out how the relations between performativity and documentality can produce variations in the articulations of meaning promoted by the inflections of the real. It also proposes ways of reflecting about the relation of the public with the live doc, in which the singularity of the experience defies the idea of the reproducibility of the cinema||Doutorado||Multimeios||Doutor em Multimeios||141687/2015-0||CNPQ
Autor
Gontijo, Rodrigo, 1974-
Data
2019 | 2019-08-29T00:00:00Z | 2019-12-17T19:32:47Z | 2019-12-17T19:32:47Z
Identificador
GONTIJO, Rodrigo. Do live cinema ao live doc: performatividades e documentalidades. 2019. 1 recurso online (226 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. | http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/335736
Idioma
Provedor
Editor
[s.n.]
Relação
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Assuntos
Arte e cinema | Performance (Arte) | Recursos audiovisuais | Cinema experimental | Art and motion pictures | Performance art | Audio-visual materials | Experimental films
Tipo
TESE DIGITAL