Descrição
Orientador: Claudiney Rodrigues Carrasco||Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo principal resgatar a história da sonoplastia radiofônica e refletir como o mercado cinematográfico brasileiro a incorporou. Mostrar a partir do surgimento do cinema sonoro, uma série de técnicas de sonorização desenvolvidas, muitas delas vigentes até hoje, e a importância da participação dos sonoplastas de rádio nesse processo, adotando como exemplo o pioneiro Geraldo José. Foi feita uma pesquisa sobre o início do som no rádio, principalmente através das radionovelas e radioteatros, e nos primeiros filmes sonoros brasileiros. As primeiras experiências com som e o trabalho criativo dos principais sonoplastas e contra-regras foi resgatado, além dos objetos, equipamentos e técnicas utilizadas por esses profissionais para criar sons. Foi realizado também um levantamento histórico sobre o processo de criação e produção dos efeitos, a fim de descrever as mudanças obtidas desde o rádio até a atual utilização do Foley para a definição do som sincrônico no mercado cinematográfico: o que foi importante e ainda é usado e o que deixou de existir pela evolução da tecnologia em edição de áudio||Abstract: This research has as main objective to rescue the history of radio sound effects and reflect how the market entered the Brazilian film. Show from the emergence of sound cinema, a number of techniques developed sound, many of them existing today, and the importance of the participation of radio sonoplastas in this process, adopting as an example the pioneer Geraldo José. A search was made on the beginning of the sound on the radio , mainly through soap operas and radioteatros , and early sound films Brazilians . The first experiments with sound and creative work of the main sonoplastas and stagehands will be redeemed, plus objects, equipment and techniques used by these professionals to create sounds. It was also performed a historical survey on the process of creation and production of effects in order to describe the changes obtained from the radio to the current use of Foley for the definition of synchronous sound in cinema market: what was important and still is used and which ceased to exist by the evolution of technology in audio editing||Doutorado||Multimeios||Doutora em Multimeios||2013/07822-6||FAPESP