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Emergências da matéria : a escultura em trânsito e seus vestígios
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Metadados
Descrição
This research addresses my artistic production, of which operations are
based on the transit between the sculptural and etching languages in an expanded
field. The sculpture I operate unfolds in the passage of entropic material, fed by
the movements of time in an environmental situation. This passage of matter
sometimes produces vestiges, traces of evidence, which I work in search for a
retention through the tensioning of two operating principles of etching. Thus, in
the present study, I seek to develop relations between matter and memory based
on the concept of duration, developed by the philosopher Henri Bergson, as on the
thermodynamic concept of entropy through the production of the american artist
Robert Smithson. In addition, I develop this research oriented by the operatory
principles indifferenciation, ruination and ruin, as well as containment, so that I
also propose approaches with works by artists as Nuno Ramos, in his sculptural and
literary production; Brígida Baltar, in her operations of passages of matter; Daniel
Senise, through his Shrouds and Hans Haacke, in his environmental systems, among
others. Also, to investigate the relationship between the vestige and its event, I seek
the help of the concept of symptom, developed by the historian of images Georges
Didi-Huberman, as well as the concept of formless, developed by the french writer
Georges Bataille. In addition, this research unfolds on the matter’s tension in its
dynamic and critical situation, whose trace produced is witness of its passage.||Esta pesquisa aborda a minha produção artística, cujas operações
estão embasadas no trânsito entre as linguagens da escultura e da gravura em
um campo expandido. A escultura que opero se desenvolve pela passagem da
matéria entrópica, alimentada pelos movimentos do tempo em uma situação
ambiental. Essa passagem da matéria por vezes produz vestígios, rastros
indiciais, os quais aciono em busca de uma retenção por meio do tensionamento
dos princípios operatórios da gravura. Desse modo, no presente estudo, busco
desenvolver relações entre a matéria e a memória a partir do conceito de
duração, desenvolvido pelo filósofo Henri Bergson, bem como através do conceito
termodinâmico de entropia por intermédio da produção do artista estadunidense
Robert Smithson. Ainda, desenvolvo essa investigação guiado pelos princípios
operatórios da indiferenciação, da ruína e seu ruído, bem como a contenção, de
modo que proponho aproximações também com o trabalho dos artistas Nuno
Ramos, em sua produção escultórica e literária; Brígida Baltar, em suas operações
de passagem da matéria; Daniel Senise, por intermédio de seus sudários e o
alemão Hans Haacke, em seus sistemas ambientais, dentre outros. Ainda, para
investigar a relação entre o rastro e seu evento, busco o auxílio do conceito de
sintoma, desenvolvido pelo historiador das imagens Georges Didi-Huberman,
bem como o conceito de informe, desenvolvido pelo escritor francês Georges
Bataille. Assim, esta pesquisa se desdobra no tensionamento da matéria em sua
situação dinâmica e crítica, cujo rastro produzido é testemunha de sua passagem.
Colaboradores
41610353811 | http://lattes.cnpq.br/4340412030180929 | 88681440004 | http://lattes.cnpq.br/5190056584291355 | Motta, Gabriela Kremer da
Autor
Paiva, Pedro de Freitas Pereira
Data
2021-01-15T21:09:35Z | 2020-01-14 | 2021-01-15T21:09:35Z | 2020-11-12
Identificador
PAIVA, Pedro de Freitas Pereira. Emergências da matéria : a escultura em trânsito e seus vestígios. 2020. Dissertação ( Programa de Pós-Graduação Mestrado em Artes Visuais) - Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. | http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/6869
Idioma
Provedor
Editor
Universidade Federal de Pelotas | Centro de Artes | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | UFPel | Brasil
Relação
PAIVA, Pedro de Freitas Pereira. Emergências da matéria : a escultura em trânsito e seus vestígios. 2020. Dissertação ( Programa de Pós-Graduação Mestrado em Artes Visuais) - Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.
Direitos autorais
OpenAccess
Assuntos
Arte Contemporânea | Escultura | Matéria | Entropia | Ruína | Contemporary Art | Sculpture | Matter | Entropy | Ruin | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Tipo
masterThesis