-
Entre cegos e perdidos: apropriações e hibridizações na “Via Sacra” de Konstantin Christoff||Between the blind and lost: hybridity and appropriations the ” Via Sacra ” the Konstantin Christoff (1923-2011)
- Voltar
Metadados
Descrição
A proposta desta dissertação é abordar a construção visual do social, através da prática
artística de Konstantin Christoff (1923-2011), como um artista pós-moderno, que urdiu por
meio da série "Via Sacra" uma estratégia para operar em sua arte uma visão sobre
expressões culturais significativas na cidade de Montes Claros. A "Via Crucis" de Christoff é
uma obra singular e se destaca das demais tanto em quantidade como em conteúdo das
pinturas. Por meio deste estudo, buscaremos expandir nossas análises e reflexões, pois a
atualização dessa série pictórica nos revela a leitura que o artista faz do mundo a sua volta,
mediante a mobilização e transformação dos sentidos. No primeiro capítulo, abordaremos
questões relevantes a respeito do tema “Via Sacra”, a fim de investigarmos como alguns
sentidos foram operados, atualizados e transformados pelo viés da representação do
Caminho da Paixão de Cristo, através de uma Via Sacra completamente nova e singular, na
qual o artista teatraliza a história da humanidade. No segundo capítulo, buscaremos
compreender como Konstantin Christoff se apropriou, hibridizou e transformou os sentidos,
através da apropriação metafórica de pinturas consagradas, tal qual a “A Parábola dos
Cegos” de Pieter Brueghel, além da utilização de personagens, como o soldado vendado,
para operar, mobilizar e transformar os significados, revelando a cegueira espiritual e as
relações de poder na sociedade hodierna. No terceiro capítulo, pensamos a sociedade
vista pela ótica da Via Sacra de Christoff, revelando como o artista fez uma crítica severa
aos poderes pastoral, militar e midiático, assim como às relações de poder sócioeconômico
e às questões de classe, mesmo que, involuntariamente, o artista tenha se sustentado nas
Sagradas Escrituras.||The aim of this dissertation is to discuss the visual construction of the social through the
artistic practices of Konstantin Christoff (1923-2011), as a postmodern artist, that created by
the serie Via Sacra. It is an strategy to operate in his art, a vision about meaningful cultural
expression in the city of Montes Claros. The Via Crucis of Christoff is a singular work and
stands out from the others both in quantity and content of the paintings. Through this study,
we will try to expand our analysis and reflections, because the upgrade of his Via Sacra
reveals us the reading that the artist has of the world around him, by the mobilization and
transformation of the senses. In the first chapter, we will approach relevant questions about
the subject “Via Sacra”, in order to investigate how some senses were operated, updated
and transformed through the representation of the Path of Christ’s Passion, by a completely
new and singular Via Sacra, where the artist theatricalizes the history of humanity. In the
second chapter, we’ll seek to understand how Konstantin Christoff appropriated, hybridized
and transformed the senses, through the metaphorical appropriation of consecrated
paintings, as “The Parable of the Blind” by Pieter Brueguel, and the use of characters such
as the blindfolded soldier, to operate, mobilize and transform the meanings, revealing the
spiritual blindness and the power relations in today’s society. In the third chapter, we think
about the society seen through the Via Sacra of Christoff, and how the artist made a severe
critique of pastoral, military and media power, as quell as the socioeconomic power relations
and issues of class, even that the artist had involuntarily sustained himself on the sacred
scriptures.
Colaboradores
Silva, Thiago Fernando Sant’Anna e | http://lattes.cnpq.br/9735682996647548 | Christoff, Maria Elvira Curty Romero | Silva, Thiago Fernando Sant’Anna e | Christoff, Maria Elvira Curty Romero | Morais, Itelvides Jose de | Mendonça, Miriam da Costa Manso Moreira de
Autor
Dumont, Heloisa de Lourdes Veloso
Data
2015-03-26T19:21:40Z | 2014-08-13
Formato
Identificador
DUMONT, H. L. V. Entre cegos e perdidos: apropriações e hibridizações na “Via Sacra” de Konstantin Christoff. 2014. 254 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Visual) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014. | http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4362
Idioma
Provedor
Editor
Universidade Federal de Goiás | Faculdade de Artes Visuais - FAV (RG) | Brasil | UFG | Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual (FAV)
Direitos autorais
Acesso Aberto | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Assuntos
Via Sacra | Konstantin Christoff | Construção visual do social | Relações de poder | Poder pastoral | Apropriação e hibridização | Visual construction of the social | Relations of power | Pastoral power | Appropriation and hybridization | ARTES PLASTICAS::PINTURA
Tipo
Dissertação