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Era tão bonito… conflitos de sensibilidade musical e o desaparecimento de um Cordão de Pássaro
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Metadados
Descrição
This work aims the investigation and the discussion of the conflict of musical sensibilities among different generations of residents of communities that lie between the 21 and the 23 kilometers of the PA136 road, near the municipality of Terra Alta, Pará, Brazil, as an important factor in the non-ressurection process of Cordão de Azulão. This is an ethnomusicological work of ethnographic character, in which the theme is developed from the discourses of these residents about a Cordão de Pássaro called Cordão do Azulão that used to happen in those neighborhoods, and that have disappeared forty years ago. The nature of the musical sensibility is discussed mainly from the writings of John Blacking, while the musical ethnography work is based on what Clifford Geertz calls a Dense Ethnography. The study reveals that the social, economic, religious, political, and environmental changes that occurred in the surveyed communities had directly affected its residents lifestyle, which favors that the traditional cultural values, that grant sense to musical expressions like the Cordão do Azulão, to cease to be apprehended by the new generation of residents, making this Cordão to exist only in the memory of the oldest.||CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior||Este trabalho tem o objetivo de investigar e discutir o conflito de sensibilidades musicais entre diferentes gerações de moradores das comunidades que ficam entre os quilômetros 21 e 23 da rodovia PA 136, nas proximidades do município Terra Alta, no Pará, como um fator importante no processo de nãoressurreição do Cordão de Azulão. Trata-se de um trabalho etnomusicológico de caráter etnográfico, onde a temática é desenvolvida a partir dos discursos desses moradores sobre um Cordão de Pássaro que acontecia nessas redondezas, o Cordão do Azulão, e que desapareceu há quarenta anos. A natureza da sensibilidade musical é abordada principalmente a partir dos escritos de John Blacking, enquanto que o trabalho de etnografia musical é inspirado naquilo que Clifford Geertz chama de etnografia densa. O trabalho revela que as mudanças na estrutura social, econômica, religiosa, política e no meio ambiente das comunidades pesquisadas afetaram diretamente o estilo de vida dos seus moradores facilitando com que valores culturais tradicionais, os quais conferiam sentido a expressões musicais como o Cordão do Azulão, deixassem der ser apreendidos por uma nova geração de moradores, fazendo com que esse cordão exista apenas na memória dos mais antigos.
Colaboradores
BARROS, Líliam Cristina da Silva | http://lattes.cnpq.br/0286644614789784
Autor
LUZ, Jefferson Aloysio de Melo
Data
2017-03-06T17:06:54Z | 2017-03-06T17:06:54Z | 2011-03-02
Formato
Identificador
LUZ, Jefferson Aloysio de Melo. Era tão bonito... conflitos de sensibilidade musical e o desaparecimento de um Cordão de Pássaro. 2011. 115 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Belém, 2011. Programa de Pós-Graduação em Artes. Disponível em: . Acesso em:. | http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7799
Idioma
Provedor
Editor
Universidade Federal do Pará | Brasil | Instituto de Ciências da Arte | UFPA | Programa de Pós-Graduação em Artes
Direitos autorais
Acesso Aberto
Fonte
1 CD-ROM
Assuntos
Artes cênicas | Etnografia | Etnomusicologia | Cordão de pássaro | Cultura popular | Terra Alta - PA | Pará - Estado | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Tipo
Dissertação