-
Exergando através dos ouvidos e escutando através dos olhos||Seeing through the ears, listening through the eyes
- Voltar
Metadados
Descrição
Orientador: Adriana do Nascimento Araújo Mendes||Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: Desde a virada do milênio, os recursos das tecnologias de informação e comunicação (TIC) impactaram definitivamente a maneira como as pessoas se expressam,
aprendem e interagem, em todas as atividades das ciências e das artes, entre elas a
educação musical. Esta pesquisa desenvolve o conceito de musicomovigramas
(HONORATO, 2011). Estes são recursos sonoro-visuais, que se apresentam como
uma versão animada dos tradicionais musicogramas e servem de apoio computacional para o desenvolvimento da percepção sonora e da forma musical. Parte-se aqui do conceito de musicogramas, criado pelo pedagogo musical belga Jos Wuytack (WUYTACK; BOAL PALHEIROS, 2009), e de sua proposta de audição musical ativa a qual é pesquisada, contextualizada e comentada como fator contribuinte para a aprendizagem de conceitos e formas musicais, conforme definidas pelo pedagogo musical Keith Swanwick (2003). A presente pesquisa possui caráter bibliográfico com proposta didática. Inicia-se com a conceituação da escuta musical, realizando uma revisão bibliográfica que sirva para relacionar com os atuais
musicomovigramas. Apresenta, então, o desenvolvimento desse conceito: através do
uso de diferentes softwares livres como Audacity, KDEnLive e GIMP. Através destes,
pretende-se também investigar o quanto estas atuais ferramentas TIC poderiam ser
de fato entendidas, acolhidas e utilizadas pelos professores e alunos de música,
realizando uma proposta didática completa da utilização do musicomovigrama da obra
de origem russa, Kalinka. No último capítulo, são feitas propostas didáticas para seis
musicomovigramas, desenvolvidos no âmbito do Grupo de Pesquisa "Tecnologias
aplicadas ao ensino e à aprendizagem musical". Ao final, são feitas indicações para
possíveis pesquisas com a utilização de musicomovigramas||Abstract: Since the turn of the twenty-first century, information and communication technology (ICT) have definitely changed the way people express learning and interact with each other in the activities of science and arts, with a particular impact in musical education.
This research develops the concept of musicomovigram (HONORATO, 2011). These
are audiovisual resources, which present themselves as an animated version of the traditional musicograms. These resources serve as computational support for the development of sound perception and musical form. Part of this is the concept of musicograms, created by Belgian musical pedagogue Jos Wuytack, and his active musical audition proposal which is researched, contextualized and commented (WUYTACK; BOAL PALHEIROS, 2009), as a contributor to learning concepts and musical form, defined by the musical educator Keith Swanwick (SWANWICK, 2003). The present research has bibliographic character with didactic proposal; begins with the conceptualization of musical listening, performing a bibliographic review that serves to relate to the current musicomovigramas. This work presents the development of this concept, in the form of musicomovigram; created through the use of different free software¿s like Audacity, KDEnLive and GIMP. Through this, it is also intended to
investigate how these current ICT tools could be understood, accepted and used by
teachers and students of music; making a complete didactic proposal of the use of the
music of the work of Russian origin, Kalinka. In the last chapter, didactic proposals are
made for six musicomovigrams, developed within the scope of the Research Group
"Technologies applied to teaching and learning music". At the end, indications are
made for possible research using musicomovigrams||Mestrado||Música, Teoria, Criação e Prática||Mestre em Música||CAPES
Autor
Clemente Rubio, Miguel, 1989-
Data
2018 | 2018-02-27T00:00:00Z | 2018-09-13T13:48:45Z | 2018-09-13T13:48:45Z
Identificador
CLEMENTE RUBIO, Miguel. Exergando através dos ouvidos e escutando através dos olhos. 2018. 1 recurso online (89 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. | http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/332283
Idioma
Provedor
Editor
[s.n.]
Relação
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Assuntos
Wuytack, Jos, 1935- | Musicomovigrama | Tecnologia da informação e comunicação | Educação musical | Wuytack, Jos | Musicomovigram | Information and communication technology | Music education
Tipo
DISSERTAÇÃO DIGITAL