Descrição
Orientador: Fernando Cury de Tacca||Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: Os "fotofilmes de apropriação" são filmes que partem de um arquivo fotográfico preexistente. Ao serem transpostas para a linguagem do cinema e para a duração do filme, as fotografias sofrem transformações de forma e conteúdo. Como essa transposição é feita do ponto de vista da criação poética contemporânea? A análise de uma filmografia referencial selecionada permite desenvolver algumas respostas a esse questionamento. A pesquisa se complementa com uma etapa prática, de criação, em que o proponente irá produzir um fotofilme a partir do arquivo fotográfico deixado por Valério Vieira (1862-1941)||Abstract: "Appropriation photofims" are films that stem from a preexisting photo archive. When transposed into cinema language and film length, the photographs undergo transformation both in form and content. How is such transposition carried out from the perspective of contemporary poetical creation? The analysis of a selected referential filmography allows the development of some answers to this questioning. The research is complemented by a practical stage - one of creation - in which the proponent will develop a photofilm from the photo file left by Valerio Vieira (1862-1941)||Doutorado||Artes Visuais||Doutor em Artes Visuais||2013/06399-2||FAPESP