-
Fugas, afetos e instabilidade: narrativas e reflexões sobre deslocamentos e migração no devir da formação docente||Leaks, affections and instability: narratives and reflections on displacement and migration in the development of teacher education
- Voltar
Metadados
Descrição
Esta é uma pesquisa de caráter narrativo com ênfase na metodologia autobiográfica
cujo
objetivo é discutir e analisar experiências de deslocamento e migração em processos
de formação docente. O trabalho investiga caminhos, histórias e vivências de seis
estudantes do curso de Licenciatura em Artes Visuais que passaram pela experiênciade migração a fim de realizarem o curso de graduação na Faculdade de Artes Visuais
(FAV) da Universidade Federal de Goiás (UFG). A dissertação está estruturada em
quatro capítulos. No primeiro, referenciais teóricos das áreas de educação, arte e
cultura visual sustentam a discussão de dois eixos fundamentais ao desenvolvimento
da pesquisa: o primeiro, com ênfase nas histórias de vida e na construção de narrativas
utilizando a abordagem autobiográfica, e o segundo, trazendo uma discussão sobre
experiências de deslocamento e migração em processos de formação docente.
Ainda nesse capítulo, conceituações sobre metodologia qualitativa e grupo focal
introduzem os procedimentos utilizados para realizar pesquisa de campo com vistas
a produção de dados. A contextualização sociológica dos sujeitos participantes, junto
a observações de campo, os encontros e as entrevistas, ações, e acontecimentos
em grupo focal também se destacam. No segundo capítulo, revelo fragmentos da
minha história de vida e formação docente, que, por meio de narrativas, vão sendo
costurados ao longo do capítulo com o intuito de pinçar algumas experiências que
me levaram a caminhar pela/e/com o tema do deslocamento geográfico, partindo de
trajetos pessoais da infância, vivências cotidianas e acadêmicas. No terceiro capítulo,
elaboro a análise dos dados produzidos no trabalho de campo. Coloco em perspectiva
a interpretação das narrativas individuais e coletivas criadas pelo grupo focal a partir
de quatro categorias que considero relevantes no processo da investigação. A primeira
é o “ambiente narrativo”, (lugar/campo da pesquisa) que me leva a perguntar: como as
histórias de vida ganham força para discutir o tema da pesquisa? A segunda categoria
vem dos “processos de pensar as narrativas com imagens”, discorro e reflito sobre o
quão as imagens foram importantes para movimentar as histórias de vida, como foram
escolhidas, desconstruídas e reconstruídas pelo grupo focal. A terceira categoria,
“narrativas visuais e histórias de vida”, me ajudam a pensar sobre deslocamentos,
movimentos migratórios e a formação docente em diálogo com os princípios da
cultura visual. E a quarta categoria, que busca refletir sobre o trabalho colaborativo
vislumbrando aprofundar na discussão sobre formação docente. No quarto capítulo,
teço uma síntese dos principais resultados da pesquisa destacando os processos
de desenvolvimento da investigação tomada por constantes transformações do
olhar/tempo/espaço/formação. A partir de eventos, visualidades e insurgências que
ocorreram no trabalho de campo, identificando possibilidades de aprender com as
histórias de vida e narrativas de si. Aponto também os alcances da investigação
projetando possíveis desdobramentos para investigações futuras||This is a narrative survey with emphasis on autobiographical methodology aiming at
discussing and analyzing experiences of displacement and migration in processes
of educational formation. We investigated the paths, stories and experiences of six
students in the program of Visual Arts degree who had experienced migration seeking
to have their undergraduate degree on the Faculdade de Artes Visuais (FAV – School
of Visual Arts) of the Federal University of Goiás (UFG). This thesis structured in four
chapters. The first chapter contains theoretical reference on the areas of education,
arts, and visual culture to suport a discussion of fundamental two axes regarding the
research development. The first axis focuses on the life stories and the construction
of narratives using the autobiographical approach, while the second axis brings a
discussion on experiences of displacement and migration in processes of educational
formation. The chapter also presents conceptions on the qualitative methodology and
focus group to introduce the procedures used to carry out the field survey in order to
produce data. We also highlight the sociological context of the participants, along with
field remarks, the meetings and interviews, actions as well as focus group events. The
second chapter reveals fragments of my own life story and educational formation, whichare constantly linked to one another through narratives throughout the chapter aiming
at tracing some experiences which had led me to walk through/and/with the theme
of geographical displacement, encompassing from personal childhood trajectories to
daily and academic experiences. The third chapter analyzes the data produced from
the field work by putting in perspective the interpretation of both individual and collective
narratives created by the focus group considering the fourth categories that I regard as
relevant in the investigation process. The first one is the “narrative environment”, (place/
research field), which leads me to wonder: how do life stories gain force to discuss
the research theme? The second category originates from the “processes of thinking
narratives with images” in which I address and reflect on the importance of images
to move life stories, their decision-making, deconstructions, and reconstructions by
the focus group. The third category, in turn, “visual narratives and life stories”, helped
me to think the displacements, migratory movements, and educational formation
regarding a dialogue with the principles of visual culture. And the fourth category, which
seeks to reflect on the collaborative work foreseeing to deepen the discussion about
teacher education. The fourth chapter synthetizes the main results of the survey by
highlighting the processes of investigation taken over by constant transformations of
view/time/space/formation. The events, visualities and insurgencies that occurred in
the field work helped to identify learning possibilities through life stories and personal
narratives. In addition, I point out the range of the investigation by projecting possible
developments for further studies.||Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás - FAPEG
Colaboradores
Martins, Raimundo | http://lattes.cnpq.br/1270126774554014 | Martins, Raimundo | Miranda, Fernando | Ferreira, Glauco Batista
Autor
Lima, Angélica Rodrigues
Data
2019-07-17T14:01:48Z | 2019-04-05
Formato
Identificador
LIMA, A. R. Fugas, afetos e instabilidade: narrativas e reflexões sobre deslocamentos e migração no devir da formação docente. 2019. 159 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Visual) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019. | http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/9845
Idioma
Provedor
Editor
Universidade Federal de Goiás | Faculdade de Artes Visuais - FAV (RG) | Brasil | UFG | Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual (FAV)
Direitos autorais
Acesso Aberto | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Assuntos
Pesquisa narrativa | Autobiografia | Deslocamentos | Migração | Formação docente | Educação da cultura visual | Narrative research | Autobiography | Displacement | Migration | Teacher | Education | Visual culture education | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Tipo
Dissertação