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Grafite em Vila Velha : a transgressão se faz presente
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Metadados
Descrição
Esta pesquisa tem como tema central o grafite como uma das possíveis
expressões urbanas na cidade de Vila Velha, região metropolitana de Vitória, no
estado do Espírito Santo. A fim de entendê-lo na contemporaneidade, foi
necessária breve abordagem histórica assim como o levantamento de teorias
sobre o planejamento arquitetônico-urbanístico. Tais elementos auxiliaram no
trânsito por conceitos - mundiais -, até aportar, por fim, na cidade de Vila Velha.
Além disso, a busca histórica a partir da década de 1960 ilustra os dois principais
polos do grafite: Europa, maio de 1968 e Estados Unidos e, em especial, sua
incorporação como um dos tripés de sustentação do movimento Hip-Hop. Têm-se
também a visualização de como este fenômeno global se reproduz no Brasil e
especificamente em Vila Velha. O apoio em referências bibliográficas; teses;
dissertações; sites e em caráter complementar - porém não de menor
importância, entrevistas e conversas por e-mails realizadas com seus praticantes;
em especial o grafiteiro Bertz, é relevante para o entendimento das ações dos
grafiteiros e pichadores. O estudo reconhece-as e ilustra a amplitude da difusão
da estética inerente ao grafite e à pichação, em ambientes e mídias diversos, com
destaque para seu caráter transgressor e ao mesmo tempo elabora um de seus
paradoxos: a realimentação do sistema de bens de consumo cultural que ora
nega, ora viabiliza sua existência.||This research is focused on graphite as a possible urban expressions in Vila
Velha, metropolitan region of Vitória, state of Espírito Santo. In order to
understand it in contemporary times, it was necessary brief historical approach
as well as the survey of theories about the architectural-urban planning. Such
elements assisted in traffic for concepts - world - until contribute, finally, in the
city of Vila Velha. Moreover, the historical inquiry from the 1960s illustrates the
two main poles of graphite: Europe, May 1968 and the United States and, in
particular, its incorporation as a tripod supporting the Hip-Hop movement. Also
have a preview of how this global phenomenon is reproduced in Brazil and
specifically in Vila Velha city. The support references; theses; dissertations,
websites and complementary character - but not least, interviews and
conversations and emails made to its practitioners, especially the graffiti artist
Bertz, is relevant to understanding the actions of graffiti and taggers. The study
recognizes them and illustrates the magnitude of the diffusion inherent in
graffiti and graffiti aesthetics in various environments and media, with
emphasis on its transgressive character while working out one of his
paradoxes: a feedback system of consumer goods cultural that prays
deniesand sometimes enables its existence.||CAPES
Colaboradores
Bezerra, Ângela Maria Grando | Ribeiro, Gisele Barbosa | Machado, Leila Aparecida Domingues
Autor
Michalovzkey, Sérgio Ronaldo Skrypnik
Data
2016-08-26T15:19:06Z | 2016-07-11 | 2016-08-26T15:19:06Z | 2013-11-29
Formato
Identificador
Provedor
Editor
Universidade Federal do Espírito Santo | BR | Programa de Pós-Graduação em Artes | UFES | Mestrado em Artes
Direitos autorais
openAccess
Assuntos
Grafite | Graffiti | Arte Urbana | Vila Velha/ES | Artes
Tipo
masterThesis