-
Grupo de percussão e aprendizagem musical : um estudo multicaso no contexto de dois grupos brasileiros = Percussion ensemble and musical learning : a multiple case study in the context of two brazilian groups||Percussion ensemble and musical learning : a multiple case study in the context of two brazilian groups
- Voltar
Metadados
Descrição
Orientador: Fernando Augusto de Almeida Hashimoto||Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: Esta tese apresenta um estudo multicaso a respeito da aprendizagem musical em dois contextos diferentes: o Grupo de Percussão da Unicamp e o Grupo de Percussão de Itajaí. A investigação foi realizada por meio da observação participante, cujos dados foram obtidos por meio de diários de campo, registros de ensaios e apresentações musicais em áudio e vídeo, além de questionários realizados com os integrantes de ambos os grupos. Na perspectiva de triangulação dos dados e das fontes de evidências, as análises foram realizadas, em primeiro lugar, separadamente, caso por caso; e, depois, transversalmente, de forma a apontar singularidades e aspectos em comum a ambos os casos. Apoiado principalmente na teoria do fluxo e no conceito de autorregulação, buscou-se analisar aspectos da aprendizagem no contexto dos grupos de percussão, sob a hipótese de que a aprendizagem do percussionista é potencializada nesse tipo de ambiente. Buscou-se, portanto, identificar e descrever os processos de criação coletiva, tomada de decisão e resolução de problemas; inter-relacionar tais processos com motivação e desenvolvimento da autonomia; analisar o desenvolvimento musical como um todo; relacionar os processos de estudo individual do instrumento com os processos de autorregulação para aprendizagem e o repertório dos grupos de percussão. As análises e as conclusões apontam para a amplitude do potencial que o grupo de percussão oferece, evidenciando aspectos relacionados à motivação, à autonomia, à tomada de decisões, aos estudos individuais, ao repertório específico, entre outros, para o desenvolvimento musical acontecer de forma ampla, em uma perspectiva que envolve desde a performance e os processos criativos até os aspectos emocionais, cognitivos e sociais||Abstract: This thesis presents a multi case study about musical learning in two different contexts: the Unicamp¿s Percussion Ensemble and Itajaí¿s Percussion Ensemble. The research was carried out through participant observation and data were obtained through field diaries, rehearsal records and audio and video musical performances, as well as questionnaires conducted with members of both groups. From the perspective of triangulation of data and evidence sources, firstly, the analyses were performed separately, case by case, and then in a transversely manner, in order to point to common singularities and aspects to both cases. Supported primarily in the flow theory and the concept of self-regulation, we sought to examine aspects of learning in the context of percussion groups, under the assumption that the percussionist learning is enhanced in such environment. We sought therefore to identify and describe the processes of collective creation, decision making and problem solving; interrelate these processes with motivation and development of autonomy; analyze the musical development as a whole; relate the self-study process of the instrument with the self-regulatory processes for learning and the repertoire of percussion groups. The analyzes and conclusions point to the amplitude of the potential that the percussion group offers, highlighting aspects related to motivation, autonomy, decision making, individual studies, specific repertoire, among others, so the musical development happens broadly, in a perspective involving from the performance and creative processes to the emotional, cognitive and social aspects||Doutorado||Praticas Interpretativas||Doutor em Música
Autor
Paiva, Rodrigo Gudin, 1971-
Data
2015 | 2020-04-22T13:19:10Z | 2020-04-22T13:19:10Z
Identificador
PAIVA, Rodrigo Gudin. Grupo de percussão e aprendizagem musical : um estudo multicaso no contexto de dois grupos brasileiros = Percussion ensemble and musical learning : a multiple case study in the context of two brazilian groups . 2015. 1 recurso online ( 201 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/285164. Acesso em: 22 Apr. 2020. | http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/285164
Provedor
Editor
[s.n.]
Relação
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Assuntos
Conjunto de percussão | Música - Instrução e estudo | Motivação | Percussion ensemble | Music - Instruction and study | Motivation
Tipo
TESE DIGITAL