-
Identidade e performance : Representação visual feminina em “World Of Warcraft” = Identity and performance : female visual representation in “World Of Warcraft”||Identity and performance : female visual representation in “World Of Warcraft”
- Voltar
Metadados
Descrição
Orientador: José Eduardo Ribeiro de Paiva||Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: Devido à sua crescente popularidade e democratização, os jogos eletrônicos vêm se consolidando como uma das mídias de maior impacto social, principalmente entre os jovens. Neles, as personagens do sexo feminino ganham cada vez mais espaço. Entretanto, as visualidades femininas são muitas vezes limitadas e objetificadas. Esta dissertação pretende apresentar uma análise das representações gráficas dos avatares do sexo feminino no jogo "World Of Warcraft" sob enfoque de estudos sociológicos e de gênero. Para tanto, foram coletadas imagens e dados referentes às customizações de personagens no jogo, destacando silhuetas e possíveis diferenças em relação às proporções corporais dos avatares masculinos. Observou-se que os avatares femininos tendem a possuir corpos magros e curvilíneos, com corpos e rostos muito semelhantes entre si e que reproduzem estereótipos de feminilidade. Estes resultados permitem concluir que as visualidades femininas não mostram corpos reais e tampouco representam a diversidade de suas jogadoras. Dado o debate cada vez mais amplo sobre a representação equânime dos corpos nas mídias, é de grande relevância que sejam discutidas as possibilidades de performance de gênero dentro de espaços virtuais e como torná-las mais representativas||Abstract: Due to their increasing popularity and democratization, online games have become consolidated as one of the most social impacting media, primarily among young generations. On them, female sex characters are gaining increasingly more space. Nonetheless, female sex visualities are frequently constrained and objectified. This dissertation intends to submit an analysis from graphical representations of female sex avatars in the game "World Of Warcraft" under the approach of gender and sociological studies. Therefore, images and data were collected from character customizations in the game, emphasizing silhouettes and possible differences compared with the physical proportions of males avatars. It was noted that female avatars tend to have thin and curvilinear bodies, with bodies and faces very similar between them which also reproduces femininity stereotypes.These outcomes enable to conclude that female visualities do not show real bodies nor represents the players diversity. Given the increasingly wider debate about the equal body representation on the medias, it is very relevant the discussions about gender performance possibilities inside virtual spaces as well as make them more representatives||Mestrado||Artes Visuais||Mestra em Artes Visuais||88882.435506/2019-01||CAPES
Autor
Torquato, Ana Laura, 1995-
Data
2020 | 2020-01-30T00:00:00Z | 2020-06-30T18:06:55Z | 2020-06-30T18:06:55Z
Identificador
TORQUATO, Ana Laura. Identidade e performance: Representação visual feminina em "World Of Warcraft" = Identity and performance : female visual representation in "World Of Warcraft". 2020. 1 recurso online (60 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. | http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/343977
Idioma
Provedor
Editor
[s.n.]
Relação
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Assuntos
World of Warcraft | Jogos eletrônicos | Mulheres - Identidade | Visualização | World Of Warcraft | Electronic games | Women - Identity | Visualization
Tipo
DISSERTAÇÃO DIGITAL