-
Iniciação à leitura e escrita musical na escola : uma perspectiva histórico-cultural = Initiation to music reading and writing at school: a cultural perspective||Initiation to music reading and writing at school : a cultural perspective
- Voltar
Metadados
Descrição
Orientador: Silvia Cordeiro Nassif||Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: Este trabalho se propôs a investigar, através de paralelos possíveis com a aprendizagem da leitura e escrita verbal, questões que permeiam o ensino da escrita e da leitura musical. Sendo a notação musical um dos saberes da música, embora não obrigatório em certos casos, não é necessário excluir ou evitar este conhecimento diante das dificuldades, mas é preciso adaptá-lo, para que ele possa ser trabalhado, com maior ou menor intensidade, sem que se torne um elemento excludente, mas do contrário, possibilite uma prática musical consciente. Deste modo, buscou-se conhecer pontos de vista das crianças sobre a leitura e escrita musical; entender o papel do outro (no caso, o professor e os colegas), nesse processo; e verificar se é possível pensar em um letramento musical análogo ao conceito de letramento no processo de alfabetização. Para isso, foi realizado um estudo bibliográfico do referencial teórico adotado e um estudo de casos qualitativo. A fim de embasar as reflexões teóricas desta pesquisa, foram estudados autores da psicologia histórico-cultural, da alfabetização e letramento e métodos de ensino de leitura musical brasileiros. Para o estudo de caso, foram selecionadas as aulas de música de uma escola privada de educação básica, onde foram feitas observações durante um mês, das turmas de 1º, 3º e 4º anos e, depois, ao longo de aproximadamente três meses, foram realizadas doze aulas práticas com os alunos de 1º e 4º anos e uma de observação no último dia de aula, bem como treze aulas de observação com os alunos de 3º ano. Ao todo, foram realizados 4 meses de observações e intervenções. Através da técnica de observação e de registros escritos de cada aula em um caderno de campo, os dados coletados foram transformados em casos e analisados à luz do referencial teórico adotado nesta pesquisa. Ao longo da pesquisa, foi observado que, embora a leitura e escrita musical possuam questões distintas da leitura alfabética, é possível supor que a concepção do termo letramento se assemelha, em muitos aspectos, às ações que os alunos apresentaram durante as atividades práticas realizadas. Por fim, espera-se que as reflexões realizadas possam contribuir para a compreensão dos professores de música e generalistas acerca do aprendizado deste conteúdo, a fim de que esse possa se tornar mais acessível||Abstract: This paper intends to investigate, through possible parallels with the learning of reading and verbal writing, questions that permeate the teaching of writing and musical reading. Being the music notation one of the knowledges of music, although it is not mandatory in certain cases, it is not necessary to exclude or avoid this knowledge in the face of difficulties, but it must be adapted so that it can be worked, to a greater or lesser intensity, without which becomes an exclusionary element, but otherwise enables a conscious musical practice. That way, we sought to know children's points of view about reading and writing; understand the role of the other (in this case, the teacher and colleagues) in that process; and to verify if it is possible to think of musical literacy analogous to the concept of literacy in the literacy process. For that, a bibliographic study of the adopted theoretical framework and a qualitative case study were carried out. In order to base the theoretical reflections of this research, authors of historical-cultural psychology, alphabetization and literacy, and methods of teaching Brazilian musical reading were studied. For the case study, music classes were selected from a private elementary school, where observations were made during one month of the 1st, 3rd and 4th grade classes, and then, during approximately three months, twelve practical classes with students from 1st and 4th grades, and one observation in the last day of class, as well as thirteen classes of observation with the students from 3rd grade. Altogether, 4 months of observations and interventions were carried out. Through the observation technique, and written records of each class in a field notebook, the collected data were transformed into cases and analyzed in the light of the theoretical framework adopted in this research.Throughout the research, it was observed that although the reading and writing of music have different issues from alphabetical reading, it is possible to suppose that the conception of the term literacy resembles, in many aspects, the actions that the students presented during the practical activities carried out. Finally, it is hoped that the reflections carried out can contribute to the understanding of music teachers and generalists about the learning of this content, so that it can become more accessible||Mestrado||Música, Teoria, Criação e Prática||Mestra em Música
Autor
Della Torre, Ana Lia, 1990-
Data
2018 | 2018-07-04T00:00:00Z | 2018-11-21T13:32:45Z | 2018-11-21T13:32:45Z
Identificador
DELLA TORRE, Ana Lia. Iniciação à leitura e escrita musical na escola: uma perspectiva histórico-cultural = Initiation to music reading and writing at school: a cultural perspective. 2018. 1 recurso online (142 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. | http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/332798
Idioma
Provedor
Editor
[s.n.]
Relação
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Assuntos
Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934 | Notação musical | Letramento | Música - Instrução e estudo | Educação musical | Vigotsky, L. S. - Lev Semenovich | Music notation | Literacy | Music - Instruction and study | Music education
Tipo
DISSERTAÇÃO DIGITAL