-
Insurgências e ressurgências do “Popular” no traçado erudito da cidade planejada de Goiânia||The emergence and reemergence of the “Popular” in the original urban plan for the city of Goiânia
- Voltar
Metadados
Descrição
A dissertação “Insurgências e Ressurgências do Popular no Traçado Erudito da Cidade de Goiânia”
resulta da pesquisa de mestrado no Programa de Arte e Cultura Visual da UFG na linha de pesquisa “C” -
Culturas da Imagem e Processos de Mediação. Teve como objetivo propor processos de mediações em
arquitetura e urbanismo por meio de uma imersão na cidade planejada de Goiânia, mapeando construções
vernaculares que desafiam a lógica positivista do traçado urbano dessa cidade. A escrita do trabalho
constrói-se a partir de bricolagens de tempos e de formas em simultaneidade com imagens e textos em jogos
de alteridades na multiplicidade de conceitos, indagações, descobertas que foram ganhando sentido ao longo
do processo. O desenvolvimento da pesquisa parte do relato de experiências e vivências da infância,
divididas entre o campo e a cidade, onde procuro desvelar repertórios e habilidades, apreendidos em
diferentes espaços geográficos, sociais e culturais. Também registro as primeiras experiências com
desenhos, construções, “arquiteturas” e técnicas construtivas diversificadas. Trago o relato das experiências
da viagem realizada ao Marrocos em 2011, que motivaram meus questionamentos sobre materialidade e
virtualidade na arquitetura vernacular, fundamentais na busca das imagens na cidade de Goiânia. Alguns
procedimentos metodológicos podem ser indicados como basilares para a pesquisa: a manipulação de
imagens com os processos de gravura permitiu produzir novas imagens enquanto ampliação das
experiências artísticas, facilitando o acesso a vivências e memórias de deslocamentos associados à viagem
e deslocamentos. A "colheita" de imagens vernaculares se deu por meio da caminhada como método, que
compreende as ações de fotografar/cartografar/mapear. Por fim, o processo de construção de sentidos
apreendidos nas leituras, das práticas de atelier e do trabalho de campo se deu com a construção de atlas
imagéticos com base em Aby Warburg (Atlas Mnemosyne) aqui considerado como exercício de bricolagem
acadêmica. Também é possível entender esse exercício enquanto ensaio de imagens entrecruzadas ao propor
“uma arqueologia do saber visual” (SAMAIN, 2011) possibilitando o questionamento da fronteira entre
disciplinas, o que cria um espaço rizomático para elaborações mais abertas às descobertas, aspirações e
desejos incluídos na pesquisa.||The Emergence and reemergence of the ‘popular’ in the original urban plan for the City
of Goiânia” presents the result of research conducted for a Master of Art and Visual Culture degree
from the UFG in the “Cultures of Image and Mediation Processes” line of research (“C”). The
objective was to propose processes of mediation between architecture and urban planning
documented by mapping out the vernacular buildings in Goiania that challenge the positivist logic
of the original urban plan for this city. For this work, bricolages of times and forms were used
simultaneously with images and text in plays of alterities on the multiplicity of concepts, inquiries
and discoveries whose meaning emerged gradually throughout the process. The research was based
on stories of childhood experiences, divided up between rural and urban areas, in which I seek to
reveal repertoires and skills learned in different geographical, social and cultural spaces. I register
the earliest experiences in different designs, constructions/buildings, “architectures” and building
techniques. I also present a narrative of a journey to Morocco in 2011, which was the inspiration
for my inquiries on materiality and virtuality in vernacular architecture. They were essential for the
search for images in the city of Goiânia. The fundamental methodological procedure used for the
research was the manipulation of images using engraving techniques, which allowed me to create
new images, as an expansion of the artistic experience, which facilitated access to the experiences
and memories of displacements associated with the journey and displacements. The method used
to collect the vernacular images was a journey on foot through the city, which includes the actions
of photographing and mapping. Finally, the process of constructing the meanings learned through
a review of the literature, practice in the atelier and field work entailed the construction of an atlas
of images based on the work of Aby Warburg (Mnemosyne Atlas), which is considered here as an
academic exercise of bricolage. This exercise can also be understood as an essay of intertwined
images. It proposes “an archeology of visual knowledge” (SAMAIN, 2011) that allows the
boundary between the disciplines to be questioned. This, in turn, creates a rhizomatic space for
compositions that are more open to the discoveries, aspirations and desires included in this study.||Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Colaboradores
Guimarães, Leda Maria de Barros | http://lattes.cnpq.br/1491866271915819 | Guimarães, Leda Maria de Barros | Ribeiro, José Mauro Barbosa | Jesus, Samuel José Gilbert de
Autor
Carvalho, Cristiano Lemes
Data
2020-03-16T12:08:42Z | 2019-07-05
Formato
Identificador
CARVALHO, Cristiano Lemes. Insurgências e ressurgências do “Popular” no traçado erudito da cidade planejada de Goiânia. 2019. 251 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Visual) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019. | http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10409
Idioma
Provedor
Editor
Universidade Federal de Goiás | Faculdade de Artes Visuais - FAV (RG) | Brasil | UFG | Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual (FAV)
Direitos autorais
Acesso Aberto | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Assuntos
Construções vernaculares | Imagens e mediações | Insurgências e ressurgências | Processos artográficos | Arquitetura e urbanismo | Vernacular constructions | Images | Mediations | Emergence | Reemergence | Graphic art processes | Architecture | Urbanism | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Tipo
Dissertação