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Interatividade e narratividade sonora nos games||Interactivity and sonic narrativity in games
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Metadados
Descrição
Orientador: José Eduardo Fornari Novo Junior||Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: As hipóteses sobre narratividade da trilha sonora nos moldes cinematográficos tornaram-se consistentes em meados século XX e início do século XXI. No entanto, estudos sobre narratividade para games (jogos eletrônicos interativos) foram publicados apenas na última década do século XX e início do XXI. Por conta disso, nos baseamos nessas hipóteses cinematográficas para analisarmos os games forçando uma adaptação, que em vários casos, mostra-se insatisfatória. Como repercussão dessa adaptação, a trilha sonora, ao invés de direcionar o discurso narrativo, destrói a imersão do interagente (usualmente denominado como jogador) para com o mundo virtual, resultando na desmotivação do mesmo. Isso porque um game, diferente do cinema, dispõe de duração muitas vezes prolongada e com duração indeterminada, tornando a trilha musical (música que acompanha o discurso narrativo) maçante por conta do excesso de repetição. Além disso, nos games, lidamos com a interatividade das ações e dos eventos, fator influente no desempenho do interagente, que, por consequência, adiciona informação na gama de sons de uma trilha sonora. Ambos os fatores são irrelevantes na composição da trilha sonora do cinema, e por conta disso, sendo ainda recente, os estudos dos games não atingiram abrangência necessária para instigarem a construção de ferramentas analíticas validadas. Visando softwares desenvolvidos especificamente para composição de trilha sonora para games, os quais comportam variantes aleatórias na construção narrativa do som, testamos algumas ferramentas de áudio para composição, utilizadas na área cinematográfica, bem como desenvolvemos novas metodologias para minimizar as problemáticas particulares do desenvolvimento de trilha sonora para games. Com isso, nossa proposta pretende oferecer novas maneiras de se interpretar, bem como sugerir alternativas na criação de trilha sonora e musical em mídias interativas, como é o caso dos games. Esperamos que nossa contribuição disponibiliza aspectos pragmáticos que beneficiarão a criação de trilha sonoras, bem como aos compositores e desenvolvedores de games||Abstract: The hypothesis about soundtrack narrativity in the cinematographic molds became consistents in the middle XX and XXI century. However, studies on narrativity in games only had been published in the last decade of the twentieth and beginning of twenty-first century. Because of this, we rely on the cinematic hypostasis for analyzing games, which in many cases proves to be unsatisfactory. As a repercussion of this, the soundtrack, instead of directing the narrative discourse, destroys the immersion of the interacting agent (usually nominated as a player) to the virtual world resulting in its demotivation. This occurs because a game, unlike cinema, has a prolonged and indeterminate duration making the musical track (music that accompanies the narrative discourse) dull due to over-repetition. In addition, in games, we deal with interactivity actions of actions and events, an factor that influent in the performance of the interacting agent, which consequently adds information in the sounds of a soundtrack. Both factors are irrelevant in the composition of cinema soundtrack, and because of this, the studies around games have not achieved the necessary scope to build a validated analytical tools. Based on software developed specifically for soundtrack in games, which are able to random variants that matches with the construction of narrative during the interaction with a game, we tested some composition procedures used by cinematographic compositors, as well as developing new ways of composing soundtrack aiming only in games problems. In short, our proposal comes to offer some different ways of interpreting, or even suggest alternatives for creating soundtrack for interactive media. We believe that our contribution includes pragmatic aspects that shall benefits compositors as well as programmers||Doutorado||Música, Teoria, Criação e Prática||Doutor em Música||CAPES
Autor
Camargo, Fernando Emboaba de, 1988-
Data
2018 | 2018-02-27T00:00:00Z | 2018-09-05T18:10:37Z | 2018-09-05T18:10:37Z
Identificador
CAMARGO, Fernando Emboaba de. Interatividade e narratividade sonora nos games. 2018. 1 recurso online (188 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. | http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/332182
Idioma
Provedor
Editor
[s.n.]
Relação
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Assuntos
Jogos eletrônicos | Video games | Narrativa (Retórica) | Música | Trilha sonora | Cinema | Electronic games | Video games | Narration (Rhetoric) | Music | Soundtrack | Motion pictures
Tipo
TESE DIGITAL