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Jo Spence e Hannah Wilke: narrativas da dor||Jo Spence and Hannah Wilke: narratives of pain
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Metadados
Descrição
Essa pesquisa tem como objetivo investigar a representação do corpo doente e da dor por meio da fotografia, levando em conta seus elementos documentais e narrativos. Para tal elegemos como recorte as séries fotográficas The Picture of Health? (1982-1986) e Narratives of Disease (1990) de Jo Spence (1934-92) e Intra-Vênus (1992-1993) de Hannah Wilke (1940-93), produzidas com foco na documentação fotográfica do câncer, considerando suas significações enquanto narrativas fotográficas. Nessas obras nos interessa a dor patológica do corpo doente, medicalizado e a imagem que se constrói a partir de sua apropriação por essas artistas. Partindo do estudo do autorretrato, abordamos a relação que se estabelece entre pose e identidade na constituição da imagem fotográfica, bem como os conceitos de fotografia-documento proposto por André Rouillé e de narrativa fotográfica adotado por Susan E. Bell. Desse modo, entendemos as narrativas de Jo Spence e Hannah Wilke como potentes instrumentos de enfrentamento da dor, do silêncio e do estigma aos quais o portador de câncer está submetido, e de questionamento de uma visualidade da imagem feminina construída social e culturalmente.||This research aims to investigate the sick body and the pain representation by means of photography, considering its documentary and narrative elements. To that end we elected the photographic series The Picture of Health? (1982-1986) and Narratives of Disease (1990) by Jo Spence (1934-92) and Intra-Venus (1992-1993) by Hannah Wilke (1940-93), which focus on the cancer photographic documentation, taking into account their meanings as photographic narratives. In these series we have as interests the pathological pain of the sick and treated body and the image built from its appropriation by these artists. Basing on the study of self-portrait we discuss the relationship between pose and identity in the photographic image constitution as well as the concepts of photography-document proposed by André Rouillé and photographic narrative adopted by Susan e. Bell. Thus, we understand Jo Spence‘s and Hannah Wilke‘s narratives as potent instruments to face the pain, the silence and the stigma which the cancer patient is submitted, and still, a way for questioning the female image socially and culturally constructed.||Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Colaboradores
Monteiro, Rosana Horio | Monteiro, Rosana Horio | Bueno, Paulo Lima | Rocha, Cleomar de Sousa | Borges, Maria Elisia | De Jesus, Samuel José Gilbert
Autor
Arcanjo, Kárita Gonzaga de Oliveira
Data
2015-02-19T10:52:15Z | 2014-07-10
Formato
Identificador
ARCANJO, K. G. O. Jo Spence e Hannah Wilke: narrativas da dor. 2014. 119 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Visual) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014. | http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4154
Idioma
Provedor
Editor
Universidade Federal de Goiás | Faculdade de Artes Visuais - FAV (RG) | Brasil | UFG | Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual (FAV)
Direitos autorais
Acesso Aberto | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Assuntos
Autorretrato | Dor | Narrativas | Jo Spence | Hannah Wilke | Self-portrait | Pain | Narratives | ARTES::FOTOGRAFIA
Tipo
Dissertação