-
Lua Cambará, uma assombração brasileira : Lua Cambará, a brazilian haunt||Lua Cambará, a brazilian haunt
- Voltar
Metadados
Descrição
Orientador: Grácia Maria Navarro||Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: Esta dissertação resulta de uma pesquisa na linha de Poéticas e Linguagens da Cena, sobre o processo de criação da personagem Lua, inspirada no conto de Ronaldo Correia Brito, Lua Cambará, transcrito da tradição oral em 1970. O objetivo central foi descobrir a partir de um texto literário que evoca imagens arquetípicas do Sertão e do feminino, como adentrar as camadas da personagem lunar, de modo a traduzir as provocações do conto em linguagem cênica. Além da criação poética, conto gerou um estudo sobre os atravessamentos que permeiam o feminino na personagem, tais como a condição de mestiça sertaneja, numa aproximação em fricção com o contexto da personagem, do qual emergem situações complexas que envolvem a construção cultural do feminino no século XIX. Ancoro as reflexões sobre a mestiçagem no pensamento de Serge Gruzinski, Garcia Canclini, Milton Santos e Larissa Vianna, a fim de compreender a força transgressora de Lua, em relação ao contexto em que o autor do conto situa tal personagem. A seca no Nordeste, quase uma entidade atemporal no conto, aparece no palco como uma metáfora, escrita no corpo de atriz e na cena. Essa metáfora é criada com os silêncios, texturas, projeção de imagens, canções e no corpo de atriz ao recuperar sensações da pesquisa de campo. Assim as materialidades retidas na memória e transformadas em metáforas na cena, por meio das ações, dos objetos, figurinos, encontram-se em consonância com a metodologia de intercâmbio com o campo no modo artesanal de fazer, o qual envolve uma artesania muito delicada, irradiada pelos afetos, encontros, vivências com os materiais que compõem os detalhes dessa encenação desde aqueles mais singelos. A escolha por objetos artesanais está estreitamente ligada aos trajetos e narrativas simbólicas que constroem a partir do seu manuseio, por meio das associações com as pessoas, lugares, narrativas que acompanharam a aquisição desses objetos. A pesquisa parte da literatura, permeando a cultura popular, celeiro criativo, no qual busco desenvolver a presença de atriz e relação com o público, bem como o fluxo entre as qualidades que identifiquei na personagem: moça, guerreira, anciã, elementos que, ao final, compõem a consciência atemporal de Lua na qualidade de assombração. Ao perceber que os métodos de criação de personagens conhecidos e experimentados em minha formação não serviriam para este trabalho específico, no próprio fazer fui criando a metodologia do fazer específica deste processo criativo, a qual chamei de "Filosofia do Guarnecer". Esse é um conceito misto inspirado no guarnecer do Boi do Maranhão, conforme estudado por Marianna Monteiro e na Filosofia do Teatro, de acordo com Jorge Dubatti. Relaciono as performances culturais rituais e estéticas com o acontecimento, o que aproximou dos estudos de Illeana Diéguez, Victor Turner e Richard Schechner, acerca dos conceitos de limen, liminaridade e ritual. Dessa forma, a Filosofia do Guarnecer orienta a prática artística e o modo de lidar com as práticas, saberes e celebrações da cultura popular brasileira num ponto de vista proximal, afetivo e participativo, em que eu me encontrei em termos de horizontalidade, envolvida nas rodas com os fazedores da cultura popular. Nessa pesquisa, alio teatro com fotografia e vídeo, compreendendo o registro audiovisual e fotográfico como grafia. As foto-grafias são recortes da experiência, com as quais reescrevo as cenas para o espectador leitor, convidando a olhar de novo as metáforas da criação, quando projetadas sobre o corpo da atriz e no espaço, podem fazer o transporte através das provocações sensoriais||Abstract: This master¿s thesis results from a search on line Poetics and Languages scene on the process of creating the Lua character, inspired by the tale of Ronaldo Brito Correia, Lua Cambara, transcript of the oral tradition in 1970. The main objective was to create from a literary text that evokes archetypal images of the Sertão and the feminine, discovering how to penetrate the layers of the lunar character, in what way translate the tale provocations in scenic language and aesthetic creation. Beyond of poetic creation, the tale generated a study of the crossings that permeate the feminine in the character, such as the condition of mestiza sertaneja, in an approach in friction with the context of the character, from which complex situations emerge which involve the cultural construction of the feminine in the nineteenth century. I anchor the reflections on mestizaje in the thought of Serge Gruzinski, Garcia Canclini, Milton Santos and Larissa Vianna, in order to understand the transgressor force of Lua in relation to the context in which the tale's writer situates the character. The drought in the Northeast, almost a timeless entity in the tale, appears on the scene as a metaphor, written on the actress's body and on the scene. This metaphor is created with the silences, textures, projection of images, songs and in the actress body, when recovering sensations of the field research. So the materialities retained in memory and transformed into metaphors in the scene, through actions, objects, costumes, are in accordance with the methodology of exchange with the field in the artisanal way of doing, which involves a very delicate craftsmanship, radiated by the affections, meetings, experiences with the materials that compose the details of this staging, from the simplest. The choice of craft objects is closely linked to the paths and symbolic narratives that build on its handling, through the associations that I make with the people, places, narratives that accompanied the acquisition of these objects. The research is part of literature, permeating popular culture, creative barn, where I seek to develop the presence of actress and relationship with the public, as well as the flow between the qualities that I identified in the character: girl, warrior, old woman who end up the ghost, composing Lua as a whole, the timeless awareness Lua. When realizing that the methods of creation of characters known and experienced in my formation, would not serve for this specific work, in the own doing I was creating the methodology of doing, specific of this creative process, which I called "Philosophy of the Guarner". This is a mixed concept inspired by the garnish of Maranhão Boi, as studied by Marianna Monteiro and Philosophy Theater according with Jorge Dubatti. I relate the ritualistic and aesthetic cultural performances with the event, which approached the studies of Illeana Diéguez, Victor Turner and Richard Schechner, about the concepts of limen, liminarity and ritual. In this way, the Guarnecer Philosophy guides the artistic practice and the way of dealing with the practices, knowledge and celebrations of Brazilian popular culture in a proximal, affective and participative point of view, where I found myself in terms of horizontality, involved in the wheels with makers of popular culture. In this research, I combine theater with photography and video, including the audiovisual and photographic record as spelling. The photographs are a cut-out of the experience, with which rewrite the scenes for the reader's spectator, inviting to look again the metaphors of creation, when projected onto the body of the actress and in space, can make the transport through the sensorial provocations||Mestrado||Teatro, Dança e Performance||Mestra em Artes da Cena||001||CAPES
Autor
Santana, Inácia Rita Maria Larissa Barros de, 1988-
Data
2018 | 2018-12-14T00:00:00Z | 2019-07-11T19:17:40Z | 2019-07-11T19:17:40Z
Identificador
SANTANA, Inácia Rita Maria Larissa Barros de. Lua Cambará, uma assombração brasileira: Lua Cambará, a brazilian haunt. 2018. 1 recurso online ( p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/334365. Acesso em: 11 jul. 2019. | http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/334365
Idioma
Provedor
Editor
[s.n.]
Relação
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Assuntos
Teatro brasileiro | Literatura brasileira | Cultura popular - Brasil, Nordeste | Processo criativo | Personagem | Arte e fotografia | Brazilian drama | Brazilian literature | Popular culture - Brazil, Northeast | Creative process | Character | Art and photography
Tipo
DISSERTAÇÃO DIGITAL