-
Memória da pedra talhada arte rupestre em Niquelândia-Go
- Voltar
Metadados
Descrição
Esta dissertação aborda a arte rupestre do Sítio Abrigo Pedra Talhada localizado em Niquelândia (GO) principalmente através do enfoque arqueológico Por este viés busca compreender o panorama geral da produção rupestre no território brasileiro a fim de enquadrar os grafismos de Niquelândia no âmbito geral Utilizamos a experiência vivenciada no decorrer do salvamento arqueológico do abrigo em 1996 para compor um quadro descritivo que caracteriza estes grafismos A partir daí buscamos entender as pinturas do Abrigo Pedra Talhada como um sistema de linguagem visual sujeito a regras que governam as interações sociais Esta análise estabelece quadros comparativos para a verificação da repetição dos grafismos considerando que tal recorrência seria indício de um código de linguagem visual Por um outro viés a arte rupestre é vista sob a perspectiva da história da arte Neste sentido as formas estéticas devem ser compreendidas a partir do contexto de onde elas emergem A arte rupestre não constituía obra artística mas reforçava valores rememorava acontecimentos sociais ou míticos tornando-se um componente do processo de ensino e aprendizagem Estas diferentes abordagens foram o suporte para a produção do vídeo Memória da Pedra Talhada O vídeo de caráter documental/educacional narra o modo de vida dos grupos que se abrigaram na Pedra Talhada conforme desvendado pelas pesquisas arqueológicas focaliza as imagens realizadas no passado pré-colonial como um agente de transmissão do conhecimento cultural e reflete sobre a necessidade de se preservar patrimônios culturais deste tipo||The thesis is a study of the pré-historic pictorial art found at the archeological site of Abrigo Pedra Talhada, located in Niquelândia county Goiás State Brazil The art inventory under study was documented under the auspices of the Projeto de Salvamento Arqueológico da UHE Serra da Mesa conducted previously to the destruction of the site as a result of the construction of the Serra da Mesa dam in 1996 The thesis has a threefold goal First it gives an account of that pictorial art from the viewpoint of Archeology From this perspective the study presents a description the quantitative and qualitative analyses of such elements a comparison with other engraved art types is conducted which leads to conclusions about the general grouping of the inventory found in Niquelândia vis-à-vis other patterns found throughout the country Secondly the study provides an interpretation of the dada from the perspective of Art History From this viewpoint the analysis reinforces the hypothesis that pre-historic art constituted a (visual) linguistic code whose main purpose was the transmission of cultural knowledge Finally the analysis and fieldwork experience are used as the basis for the creation of a documentary about the pictorial art found at the site The documentary summarizes the research results conveying that information in everyday language as it is intended as a resource for classroom teachers The documentary s goals are to provoke to the general public critical thinking on the importance of preserving archeological sites in general and in Brazil especially
Colaboradores
BERARDO, Rosa Maria | http://lattes.cnpq.br/5933853765756576 | BORGES, Maria Elizia | http://lattes.cnpq.br/0672444382021221
Autor
VAZ, Ludimilia Justino de Melo
Data
2014-07-29T16:28:01Z | 2007-04-10 | 2005-03-31
Formato
Identificador
VAZ, Ludimilia Justino de Melo. Memória da pedra talhada arte rupestre em Niquelândia-Go. 2005. 131 f. Dissertação (Mestrado em Processos e Sistemas Visuais, Educação e Visualidade) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2005. | http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/2829
Idioma
Provedor
Editor
Universidade Federal de Goiás | Processos e Sistemas Visuais, Educação e Visualidade | BR | UFG | Mestrado em Cultura Visual
Direitos autorais
Acesso Aberto
Assuntos
Arte rupestre | grafismo | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Tipo
Dissertação