-
Narrativas sobre a performance de repertório vocal e o processo interpretativo de Teu nome, de Almeida Prado, sob o ponto de vista do pianista colaborador||Narratives on the performance of vocal repertoire and the interpretative process of Teu nome, by Almeida Prado, from the collaborative pianist’s point of view
- Voltar
Metadados
Descrição
Orientador: Angelo José Fernandes||Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: A presente dissertação tem como objetivo descrever e contextualizar o processo de construção da performance de repertório vocal, verificando a importância do binômio texto-música no cotidiano da atuação do pianista colaborador. Para tanto, buscaram-se, na experiência profissional da autora e nas narrativas dos diversos profissionais que trabalham com o repertório em questão, subsídios para a investigação do processo criativo, em conjunto com a eleição da autoetnografia como caminho metodológico, bem como a elaboração de um autoinventário e a realização de um estudo de caso com quatro sopranos do Instituto de Artes da UNICAMP. Após uma reflexão introdutória, o primeiro capítulo traz uma revisão bibliográfica do tema, com relatos de pianistas, regentes, diretores cênicos e cantores sobre a preparação pessoal para a construção da performance na voz, incluindo um material proveniente de entrevistas. O segundo e o terceiro capítulos incidem sobre o estudo e a interpretação de Teu nome, segunda canção do ciclo Quatro Poemas de Manuel Bandeira, para soprano e piano, do compositor Almeida Prado. Nesse momento, realiza-se a exposição do processo de edição das partituras escolhidas, seguida pela análise da obra com ênfase na relação texto-música e pelo planejamento dos ensaios. Por meio da prática, revelam-se elementos coadjuvantes na atuação do colaborador, tais como sua função pedagógica, questões de técnica vocal, estratégias de ensino-aprendizagem e um tratamento sensível a aspectos psicológicos, próprios do trabalho em conjunto. Por fim, com o intuito de compartilhar com outros intérpretes e pesquisadores do campo da performance musical, especialmente pianistas e cantores, um material de suporte para o estudo e a performance de canções, apresenta-se o Estudo de Caso, com a reprodução e a transcrição da situação prática dos repasses com cantores, bem como de sua reflexão||Abstract:
This research aims to describe and contextualize the process of constructing a performance of the vocal repertoire, verifying the importance of the text-music binomial and the daily practice of the collaborating pianist. To do so, the author¿s professional experience and the narratives of various professionals who work with the same repertoire has been used as aids for the investigation of the creative process, together with the autoethnography as the main methodological path, as well as the elaboration of an autobiographical narrative and a case study with four sopranoes from the Arts Institute of UNICAMP. After a reflexive introduction, the first chapter presents a bibliographical review with reports from pianists, regents, stage directors and singers on personal preparation for the construction of the vocal performance, including material from interviews. The second and third chapters focus on the study and interpretation of Teu Nome, the second song of the cycle Quatro Poemas de Manuel Bandeira, for soprano and piano, by Almeida Prado. At that moment, one highlights the process of editing the scores, followed by the analysis of the work with an emphasis on the text-music binomial, including the planning of rehearsals. Moreover, the practice can reveal supporting elements favoring the performance of the collaborator, concerning its pedagogical function, questions on vocal technique, teaching-learning strategies, and a sensitive treatment to psychological aspects, regarding a joint work. Finally, to share with other performers and researchers in the field of musical performance, especially pianists and singers, a support material for the study and performance of songs, one presents a Case Study, with the reproduction and transcription of the practical situation with singers, as well as a reflection on the theme||Mestrado||Música, Teoria, Criação e Prática||Mestra em Música||88887.343255/2019-00||CAPES
Autor
Campos, Isabela Siscari, 1992-
Data
2020 | 2020-11-30T00:00:00Z | 2021-03-23T23:51:20Z | 2021-03-23T23:51:20Z
Identificador
CAMPOS, Isabela Siscari. Narrativas sobre a performance de repertório vocal e o processo interpretativo de Teu nome, de Almeida Prado, sob o ponto de vista do pianista colaborador. 2020. 1 recurso online (308 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. | http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/358219
Idioma
Provedor
Editor
[s.n.]
Relação
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Assuntos
Prado, Almeida, 1943-2010 | Música vocal | Canções | Prática interpretativa (Música) | Prado, Almeida | Vocal music | Songs | Performance practice (Music)
Tipo
DISSERTAÇÃO DIGITAL