Descrição
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada DM 2010/03||n/a||The objective of this dissertation was to study the use of the interpretative concept by
James Morgan Thurmond called Note Grouping, introduced in the book Note Grouping:
A Method for Achieving Expression and Style in Music Performance, as a facilitating
tool for a technical characteristic of the trumpet applied to a concert by the Brazilian
composer Edmundo Villani-Côrtes. To verify this hypothesis, an analysis of this
concerto was conducted, by applying the concept to the more technically complex
passages, pointing out its implications in facilitating trumpet performance. A
bibliographic review of the referred book, questionnaires answered by nationally and
internationally well-known trumpet players, as well as an interview with composer
Edmundo Villani Côrtes were carried out to support research findings.||n/a||Esta dissertação tem como objeto de estudo o uso de um conceito interpretativo que em
inglês chama-se Note Grouping de James Morgan Thurmond e exposto no livro
chamado Note Grouping: A Method for Achieving Expression and Style in Musical
Performance (Agrupamento de Notas: Um Método para Alcançar Expressão e Estilo na
Performance Musical) como sendo também uma ferramenta facilitadora de um aspecto
técnico do trompete aplicada ao concerto do compositor brasileiro Edmundo Villani-
Côrtes. Para o esclarecimento dessa hipótese, realiza-se uma análise do referido
concerto aplicando esse conceito nos trechos tecnicamente mais complexos apontando
suas implicações na facilitação da execução trompetística. Como suporte para essa
pesquisa usa-se a revisão bibliográfica do livro acima citado e questionários
respondidos por trompetistas conhecidos no cenário nacional e internacional, assim
como uma entrevista com o compositor Edmundo Villani-Côrtes.