Descrição
Orientador: Noel dos Santos Carvalho||Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: O trabalho discute a trajetória percorrida pelo cineasta Alberto Cavalcanti no Brasil, com foco na sua atuação como produtor cinematográfico. O objetivo da pesquisa é investigar a sua curta passagem pelo país a partir das produções que ele realizou durante aquele momento, bem como a conjuntura em que elas estavam inseridas. A partir deste enfoque, consideramos relevantes para o estudo o desenrolar de seu ofício como Produtor-Geral na Vera Cruz e os filmes lá produzidos (Caiçara, Terra É Sempre Terra, Painel e Santuário), a produção de O Canto do Mar através da Kino Filmes e a elaboração do projeto de criação do Instituto Nacional de Cinema, junto de uma comissão presidida por Cavalcanti. Ressaltando a repercussão destas realizações no meio cinematográfico, tentamos, enfim, situar o produtor no quadro social brasileiro||Abstract: The work discusses the trajectory of the filmmaker Alberto Cavalcanti in Brazil, focusing on his role as a film producer. The objective of the research is to investigate his short passage in the country, from the productions that he took part during that moment, to the conjuncture in which they were made. From this approach, we consider relevant to the study the his role as General Producer in Vera Cruz and the films he produced there (Caiçara, Terra É Sempre Terra, Painel and Santuário), the production of O Canto do Mar through Kino Films and the elaboration of the project that would create the Instituto Nacional de Cinema, by a commission presided by Cavalcanti. Emphasizing the repercussion of these achievements in the cinematographic field, we will try to place the producer in the Brazilian social frame||Mestrado||Multimeios||Mestra em Multimeios||CAPES