Descrição
Orientador: Francisco Elinaldo Teixeira||Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: O presente estudo tem como objetivo estabelecer uma aproximação entre cinema e música no que concerne aos mecanismos de produção de sentido articulados por ambas as artes. A partir dos conceitos de imagem-movimento e imagem-tempo, concebidos por Deleuze através das teorias de representação da matéria de Bergson, o estudo propõe defender a idéia de que a narrativa encampada pela imagem pode ser lida e compreendida também como uma partitura musical sinfônica, aproveitando, para tanto, os estudos de André Parente sobre a narratividade fílmica||Abstract: The goal of present study is to establish a bridge between cinema and music concerning in particular the generating mechanisms of articulated senses in both art forms. From the concepts of image-moviment and image-time, determined by Deleuze through Bergson's representation of matter theories, this work sets to defend the idea that the narration expropriated by image can be read and equally understood as a symphonic music score, taking advantage for such analysis of Andre Parente's studies about the filming narrative||Mestrado||Mestre em Multimeios