-
O cinema testemunhal de Lúcia Murat
- Voltar
Metadados
Descrição
There is evidence that both for the philosophy of narration, within the field of
literary theory, and for the studies of cinema, especially for the documentary aspect, the selfenactment,
fostered by the author's personal account, presents a persuasive rhetoric endowed
with dialogical structure and fiduciary dimension, which allows us to reflect on the power and
performativity of the testimony, especially the testimony of survivors.
This research aims, from a phenomenological approach, to analyze textual elements
of three films by filmmaker Lúcia Murat as well as the secondary and tertiary discourses of
these filmic works in comparison to the director's biography, in order to understand the specific
tessitura and rhetorics of a self-referential narrative, which deals with the life experience of the
director – former guerrilla member, political prisoner and victim of torture in the Brazilian
1964-1985 Civil-Military Dictatorship. Furthermore, the intention is to debate how the
performative mode (NICHOLS, 2005) – which is applicable, in principle, only to documentary
narratives – could be used in the director's evocative fiction films, that is, in the films in which
the filmmaker's self-representation is perceivable.
The central hypothesis of this research is that Lúcia Murat, by providing an account
of herself through self-enacting in the first person autobiographical documentary A Long
Journey (2012), and also by constructing an alter ego character played by Irene Ravache in both
the documentary Que Bom Te Ver Viva (1989) ), as well as in the feature-film The Memory
That Tells Me (2013), allows the viewer to identify in the films, through a documentarizing
reading, the real and factual referent of the director's life story and the director's identity,
besides, and most importantly, allowing viewers to perceive the films as a testimony of the
filmmaker. That, in turn, in the field of reception, makes it possible to transfer to the viewer the
belief of the story conveyed through the filmmaker's testimony – not any story but a "story of
the vanquished" (BENJAMIN, 1987), written from the unique perspective of a victim and
survivor of a traumatic life experience and of catastrophic events. Thus, this work aims to
formulate the basis of a testimonial cinema, which Lúcia Murat accomplishes with films that
bear the sometimes invisible marks of violence, as well as elaborate on the unspeakable, nontransferable
and unrepresentable trauma.||Há evidências de que tanto para a filosofia da narração, dentro do campo da teoria
literária, quanto para os estudos de cinema, em especial para a vertente do cinema
documentário, a encenação de si, fomentada pelo relato de si mesmo do autor, apresenta uma
retórica persuasiva, dotada de estrutura dialogal e dimensão fiduciária, que nos permite refletir
sobre a potência e a performatividade do testemunho, sobretudo o testemunho superstes, dos
sobreviventes.
Objetiva-se, a partir de uma abordagem fenomenológica, analisar os elementos
textuais de três dos filmes da cineasta Lúcia Murat e os discursos secundários e terciários das
obras em comparação com sua biografia, a fim de compreender a tessitura e a retórica
específicas da narrativa cinematográfica de um cinema autorreferente, que versa sobre a
experiência de vida da realizadora, ex-guerrilheira, presa política e vítima de tortura na Ditadura
Civil-Militar Brasileira de 1964-1985. Além disso, aspira-se debater de que maneira o modo
performático (NICHOLS, 2005) aplicável, em princípio, a somente documentários, poderia ser
empregado nos filmes de ficção evocativos de sua autora, ou seja, nos filmes em que se nota a
autorrepresentação da cineasta.
A hipótese central desta pesquisa é de que Lúcia Murat, ao relatar a si mesma no
documentário autobiográfico em primeira pessoa Uma Longa Viagem (2012), e ao construir
uma personagem alter ego interpretada por Irene Ravache tanto no documentário Que Bom Te
Ver Viva (1989), quanto na ficção A Memória Que Me Contam (2013), permite ao espectador
que identifique nos filmes, por meio da leitura documentarizante, o referente real e factográfico
de sua história de vida e de seu self, e, sobretudo, que tome os filmes como testemunho da
cineasta. Isto, por sua vez, possibilita, no espaço da recepção, transferir para o espectador a
acreditação da história transmitida por meio de seu testemunho singular – não qualquer história,
“uma história dos vencidos” (BENJAMIN, 1987), escrita a partir da perspectiva única de vítima
e de sobrevivente de experiências traumáticas e de acontecimentos catastróficos. Destarte, este
trabalho tem por objetivo último, formular as bases de um cinema testemunhal, que Lúcia Murat
faz, de filmes que inscrevem as por vezes invisíveis marcas da violência e elaboram sobre o
indizível, intransmissível e irrepresentável trauma.
Colaboradores
Muanis, Felipe de Castro | http://lattes.cnpq.br/3754220449291813 | Melo, Luís Alberto Rocha | http://lattes.cnpq.br/8204578732983408 | Figueiredo, Vera Lúcia Follain de | http://lattes.cnpq.br/4888469107863020
Autor
Campos, Raquel Valadares de
Data
2019-12-16T21:40:37Z | 2019-12-16 | 2019-12-16T21:40:37Z | 2019-08-30
Formato
Identificador
Idioma
Provedor
Editor
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | Brasil | IAD – Instituto de Artes e Design | Programa de Pós-graduação em Artes | UFJF
Direitos autorais
Acesso Aberto | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
Assuntos
Lúcia Murat | Cinema brasileiro | Testemunho | Trauma | Performatividade | Lucia Murat | Brazilian cinema | Testimony | Trauma | Performativity | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Tipo
Dissertação