Descrição
Orientador: Paulo José de Siqueira Tiné||Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: Na trajetória musical percorrida pelo "Grupo Um" se pode observar o caráter exploratório de uma música instrumental praticada no Brasil em contato com as correntes do free jazz e o jazz-rock fusion, através de elementos da livre improvisação e da música eletroacústica. A presente dissertação tem como objetivo principal compreender a maneira como as linhas de baixo foram construídas e quais os recursos utilizados pelos instrumentistas (Zeca Assumpção e Rodolfo Stroeter, em diferentes fases do grupo) para executá-las, assim como traçar um perfil do cenário musical paulistano ao qual a produção está relacionada, como o "I Festival Internacional de Jazz de São Paulo" e a produção independente ligada ao teatro "Lira Paulistana"||Abstract: In the musical path followed by "Grupo Um" it is possible to observe the instrumental music practiced in Brazil in touch with the currents of free jazz and jazz-rock fusion, through elements of free improvisation and electroacoustic music. The present work aims to understand the way bass lines were built and the resources applied by the instrumentalists (Zeca Assumpção and Rodolfo Stroeter at different stages of the group) to perform them, as well as to profile the music scene in the city of São Paulo to which the group's musical production relates||Mestrado||Música, Teoria, Criação e Prática||Mestre em Música||CAPES