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O corpo cenico e o transe : um estudo para a preparação corporal do artista cenico
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Metadados
Descrição
Orientador: Regina Polo Muller||Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: Este trabalho, um estudo comparativo entre o transe e o Corpo Cênico, aliou pesquisa em práticas teatrais, pesquisa de campo e criação cênica, a partir de uma metodologia na qual os questionamentos revelaram-se na prática corporal. A reflexão teórica foi realizada a posteriori e veio complementar o que havia sido concluído na experiência prática. A pesquisa teve inicio com a prática da seqüência para a Construção do Corpo Dilatado, proposta pelo LUME, Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas teatrais da UNICAMP, a qual propõe o ato de gerar energia a partir do corpo como ação básica para a transformação da corporeidade cotidiana em corporeidade cênica. Essa prática conjuga movimentos da cultura corporal universal, procurando despertar toda a ação física a partir da região central do corpo: coluna vertebral e
pelve. Foi realizada pesquisa de campo sobre os rituais do Tambor de Mina, religião afro-brasileira existente no Maranhão. A prática da seqüência de movimentos do Tambor de Mina destaca, em sua movimentação, as mesmas partes do corpo ressaltadas na seqüência para a Construção do Corpo Dilatado, apresentando, no entanto, dinâmicas específicas da dança brasileira. Essas dinâmicas referem-se à "anatomia simbólica" descrita por Graziela Rodrigues, em que os pés/raízes são enfatizados na relação do corpo/mastro votivo, que estabelece a comunicação simbólica entre a terra e o céu, intermediada pelo movimento gerador da bacia. Graziela ressalta a importância do contexto/festividade para que essa anatomia se instaure. Essas práticas e pesquisas conjugadas proporcionaram um sentido de unidade corporal que só se completaria com a criação do contexto-cena: O corpo estava estimulado em sua cultura universal e local e é criado o espetáculo de dança "Beneditas". A construção do corpo cênico está diretamente relacionada ao sentido de unidade corporal, mas este só se realiza plenamente no exercício da cena. O corpo cênico deve ter a habilidadede gerar e manipular a energia gerada. Assim como o jogo do corpo na dança do Tambor de Mina propicia o transe (quebra) e a transformação da corporeidade do filho de santo, o trabalho corporal do dançarino deve propiciar a alteração da corporeidade cotidiana para corporeidades diversas, ou seja: personagens diversos, construídos a partir do corpo para espetáculos criados a partir da dramaturgia corporal||Abstract: Not informed.||Mestrado||Mestre em Artes
Autor
Navarro, Grácia Maria, 1965-
Data
2000 | 2000-02-22T00:00:00Z | 2018-07-27T00:34:30Z | 2018-07-27T00:34:30Z
Formato
Identificador
NAVARRO, Grácia Maria. O corpo cenico e o transe: um estudo para a preparação corporal do artista cenico. 2000. 99 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: . Acesso em: 26 jul. 2018. | http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/285082
Idioma
Provedor
Editor
[s.n.]
Assuntos
Dança | Dança - Brasil | Teatro | Artes cênicas | Transe | Religião popular | Negros - Religião | Expressão corporal | Coreografia
Tipo
DISSERTAÇÃO