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O desenvolvimento da identidade corporal do artista da cena por meio do Método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI) : The developedment of the dancer’s corporal identity through the Dancer-Researcher-Performer Method (BPI)||The developedment of the dancer’s corporal identity through the Dancer-Researcher-Performer Method (BPI)
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Metadados
Descrição
Orientador: Graziela Estela Fonseca Rodrigues||Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: Esta pesquisa relata a experiência de imersão da doutoranda no Método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI), tendo como objeto de estudo a observação minuciosa deste processo. O objetivo, por sua vez, foi analisar como o BPI aborda a questão da identidade corporal a partir da dinamicidade da imagem corporal e como isso reverbera na qualidade expressiva do bailarino em processo de criação. Ao assumir o Método BPI como base metodológica, consequentemente assume-se sua perspectiva sistêmica a partir de uma abordagem fenomenológica. A análise de dados tem caráter qualitativo e é baseada em uma visão integrada do corpo, sendo que, para isso, propõe um corpo em constante estado de pesquisa. Para uma real compreensão do BPI, a doutoranda vivenciou seus três eixos em um período de quatro anos, atenta à utilização coerente de suas ferramentas em diferentes espaços e dinâmicas de trabalho. Esta pesquisa é amparada por uma bibliografia específica (selecionada a partir do que o corpo anunciava enquanto necessidade de aprofundamento) e por uma vivência artística intensa e significativa (na qual todas as reflexões se baseiam e delineiam). A Tese é dividida em três capítulos: o primeiro relata as Pesquisas de Campo nas várias representatividades ciganas do Estado de São Paulo; o segundo apresenta conteúdos e reflexões oriundos dos Laboratórios Dirigidos; e o último descreve a criação do espetáculo O Corpo como Relicário. Todos os capítulos, no entanto, abordam a questão da dinamicidade da identidade corporal no decorrer da vivência com esse método. No que se refere às pesquisas de campo, foram três as etapas em diferentes nichos socioculturais, todos relacionados ao universo cigano no Brasil: festividades ciganas, dentro de uma perspectiva esotérica e artística; acampamentos e rua com seus modos de vida peculiares; e terreiros de Umbanda em Giras de Povos do Oriente. Reconhece-se, ao término deste ciclo, que a personagem foi importantíssima no processo de revelação e transformação do Eu: foi a chave que abriu a porta para que um novo percurso começasse a ser trilhado e para que os materiais levantados pudessem ser aprofundados. A personagem, que neste processo se nomeou Zafira, apresentou-se como sendo a parte mais alegórica e profunda de um eu pautado na realidade. Zafira permitiu que discussões sobre identidade corporal fossem aprofundadas e que a identidade da pesquisadora pudesse ser transformada, assim como seu fazer artístico||Abstract: The object of this research is the immersion experience of the doctorate student in the Dancer-Researcher-Performer Method (BPI). Its purpose is to analyze how BPI approaches the identity issue from the idea of corporal image dynamism and how it reverberates on the expressive quality of the dancer on her creative process. By assuming the BPI Method as a methodological basis, consequently a systemic perspective and a phenomenological approach are assumed. Data analysis is qualitative and it's based on an integrative view of the body, proposing a body on a continuous research state. For a real understanding of this Method, the doctorate student has experienced all three axis of BPI in a period of four years, attentive to the correct use of its tools in different spaces and work dynamics. This research is supported by a specific bibliography (which was selected based on issues enunciated by the body itself) and an intense and significant artistic experience (on which every reflection is based on). The Thesis is devided in three chapters: the first one brings the field researches in various gypsy representativeness of São Paulo State; the second part presents the directed laboratories; and the last one describes the presentation O Corpo como Relicário. Regarding to field researches, there were three stages in different sociocultural niches, all of which related to gypsy universe in Brazil: the gypsy festivities, from esoteric and artistic views; camps and streets with their peculiar ways of life; Umbanda temples and Giras of Oriental People. It's recognizable, at the end of this cycle, that the character was extremely important to this process of self-transformation: the character was the key which opened the door for a new path to be trodden. The character, named Zafira, presented itself as being the most allegorical and profound part of a self which is based on reality. Zafira has allowed the author to deepen identity-related questions and to have her identity truly transformed||Doutorado||Teatro, Dança e Performance||Doutora em Artes da Cena||CAPES
Autor
Alleoni, Natália Vasconcellos, 1985-
Data
2018 | 2018-08-24T00:00:00Z | 2019-03-13T18:54:31Z | 2019-03-13T18:54:31Z
Identificador
ALLEONI, Natália Vasconcellos. O desenvolvimento da identidade corporal do artista da cena por meio do Método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI): The developedment of the dancer's corporal identity through the Dancer-Researcher-Performer Method (BPI). 2018. 1 recurso online (417 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. | http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/333417
Idioma
Provedor
Editor
[s.n.]
Relação
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Assuntos
Bailarino-Pesquisador-Intérprete | Identidade (Psicologia) na arte | Ciganas | Processo criativo | Experiência de si | Dancer-Researcher-Performer | Identity (Psychology) in art | Gypsy women | Creative process | Experience of self
Tipo
TESE DIGITAL