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O ensino da voz na formação do ator
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Metadados
Descrição
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MT 2009/14||n/a||This research aims at investigating the teaching of the spoken voice in the development of the actor in Rio de Janeiro and its possible connections with the building of the contemporary scene, through observing the disciplines of vocal preparation of the Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena and the Escola de Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Departing from examples of how the teaching of the spoken voice was put into practice in other historical periods of the above mentioned institutions, this research also aims at analysing the aspects that remains in current pedagogical practices, as well as discussing the meaning of this residual permanence to the actor`s development. The search for understanding what it would be to "better say" the text in theatre plays shows that clarity in diction continues to be fundamental, but that there are various and diverse challenges that impose itselves to the development of the vocal work in shaping the Brazilian contemporary actor. Taking into account both the pedagogical propositions under evaluation, as the history of the teaching of the voice in Rio de Janeiro, as well as the speeches of theatre professionals, this research presents a methodological proposition, based in the theory of Theatrical Games, gathering body, vocal, intelectual, intuitive and creative knowledge in an intertwined manner.||n/a||A pesquisa investiga o ensino da voz falada na formação do ator no Rio de Janeiro na atualidade e suas possíveis relações com a construção da cena contemporânea, observando as disciplinas de preparação vocal da Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena e da Escola de Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. A partir de exemplos de como se praticava o ensino da voz em outros momentos históricos das referidas instituições, a pesquisa também analisa aspectos que ainda sobrevivem nas práticas pedagógicas atuais e discute o significado dessa permanência residual para a formação do ator. A busca pelo entendimento do que seria “dizer bem” o texto no teatro indica que a clareza na dicção continua fundamental, mas são muitos e diversos os desafios que se impõem ao desenvolvimento do trabalho vocal na formação do ator brasileiro contemporâneo. Levando em consideração tanto as proposições pedagógicas estudadas, quanto a historiografia do ensino da voz no Rio de Janeiro e o discurso de profissionais do teatro, apresenta-se uma proposta metodológica, baseada na teoria dos Jogos Teatrais, aliando o conhecimento corporal, vocal, intelectual, intuitivo e criativo de forma integrada.
Colaboradores
Andrade, Elza de | Garcia, Angela Albuquerque | Brito, Iremar
Autor
Lopes, Clarisse Mendes
Data
2018-04-13T15:36:25Z | 2019-01-01 | 2018-04-13T15:36:25Z | 200-12-14
Identificador
LOPES, Clarisse Mendes. O ensino da voz na formação do ator. 2009. 169f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2009., Rio de Janeiro. Disponível em: . Acesso em: 12 abr. 2018. | http://hdl.handle.net/unirio/11500
Idioma
Provedor
Direitos autorais
openAccess
Assuntos
80305008 TEATRO | Linguística, Letras e Artes | Spoken Voice | Voice Teaching | Actor‟s training | Vocal games | Voz Falada | Ensino da Voz | Formação do ator | Jogos vocais
Tipo
TedeUnirio