Descrição
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2015/04||n/a||This work began in 2012 from my entry in the Adolpho Bloch Technical School when I began to
reflect on teaching music classes for Advertising. The objective of this dissertation is aimed at
creating the program of the discipline "Music in Advertising" to be taught in this institution. It
was necessary, at first, understand the area in some respects as potentiating effects of ads through
music, formats of advertising music, musical practices developed in the area and elements of
sound post-production for music. Secondly, we built an analytical tool for the evaluation of
commercial advertising. To create it, we used several approaches of film music combined with
works related to musical meaning. The result of these two moments constituted the content of the
mentioned program.||n/a||O presente trabalho teve início em 2011 a partir de minha entrada na Escola Técnica Adolpho
Bloch quando comecei a refletir sobre o ensino de música para turmas de Publicidade. O objetivo
dessa dissertação visa a criação do programa da disciplina "Música na Publicidade" a ser
ministrada na instituição citada. Foi necessário, no primeiro momento, entender a área sob alguns
aspectos como efeitos de potencialização de anúncios através da música, formatos da música
publicitária, práticas musicais desenvolvidas na área e elementos de pós-produção sonora
relativos à música. Num segundo momento, construímos um instrumental analítico para
avaliação de comerciais publicitários. Para criá-lo, utilizamos diversas abordagens ligadas à
música cinematográfica, aliadas à trabalhos relacionados aos significados musicais. O resultado
desses dois momentos constituíram o conteúdo do programa citado.