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O ensino do saxofone popular na graduação em música da UFPB: estratégias e processos didático-pedagógicos
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Metadados
Descrição
The current work aims at understanding the didactic-pedagogical strategies and processes used in saxophone lessons (popular style) in the undergraduate degree at the Federal University of Paraíba. The specific goals of this research are: identifying how the teacher selects and organizes the saxophone technical-interpretative contents, identifying the didacticpedagogical strategies used in his classes, and relating such contents and didactic-pedagogical strategies to the students’ education process. In order to obtain answers to our questions, we carried out a bibliographical research, in which we used the significant learning theory by David Ausubel as the main theoretical pillar, supported by definitions of context and formal and informal teaching and learning practices. The tools employed for data collection were semi-structured interviews, participant observation, and documental research. At the end of the research, we perceived that the teacher designs the popular saxophone discipline upon two main axes – technical placement and the study of repertoire focused on improvisation – thus carrying out a deep technical and interpretative study which regards scales and intervals as basic contents. In this work, the teacher develops the technical enhancement of his pupils from an extensive study of methods and scales, however not merely reproducing such material, but employing strategies designed to meet each student’s reality, intending to motivate them to reflect and take part in their own education. In this discipline, the contents are organized in a graded manner in order to make the link between them stronger, besides the acquisition of improvising skills by the students, providing them with the necessary resources so that their students take part in meaningful learning. At the end of our work, we concluded that the didactic-pedagogical strategies, used by teacher Heleno Feitosa in his lessons, are permeated by formal and informal teaching practices, making popular saxophone learning at Federal University of Paraíba more contextualized, regarding the popular musician daily basis, providing his students with more consistent professional development.||Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES||O objetivo geral do presente trabalho é compreender as estratégias e os processos didáticopedagógicos, utilizados nas aulas de Saxofone (perfil popular), do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal da Paraíba. Os objetivos específicos adotados para esta pesquisa são identificar como o professor seleciona e organiza os conteúdos técnicointerpretativos do saxofone, identificar as estratégias didático-pedagógicas utilizadas pelo mesmo em suas aulas, e relacionar tais conteúdos e estratégias didático-pedagógicas ao processo de formação dos estudantes. Para obter a resposta de nossos objetivos, realizamos uma pesquisa bibliográfica, que adotou a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel como principal base teórica, apoiada por definições de contexto e práticas formais e informais de ensino e aprendizagem. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a entrevista semiestruturada, a observação participante, e a pesquisa documental. Ao final da pesquisa, percebemos que o professor estrutura a disciplina de saxofone popular em dois eixos principais - o nivelamento técnico e o estudo do repertório voltado para a improvisação - fazendo um amplo estudo técnico e interpretativo que adota as escalas e os intervalos como conteúdo base. Nesse trabalho, o professor desenvolve o aprimoramento técnico de seus alunos a partir de um extensivo estudo de métodos e escalas, mas não se restringindo a simples reprodução desse material, e sim adotando estratégias moldadas a partir da realidade dos alunos, de forma a estimulá-los a refletir e participar de sua própria formação. Na disciplina, os conteúdos estão organizados de forma gradativa e de maneira a facilitar o relacionamento entre eles e, também, a aquisição, por parte dos alunos, da habilidade de improvisar, oferecendo os subsídios necessários para que seus alunos desenvolvam uma aprendizagem significativa. Ao término do trabalho, concluímos que as estratégias didáticopedagógicas, utilizadas pelo professor Heleno Feitosa em suas aulas, são permeadas de práticas formais e informais de ensino, tornando a aprendizagem do saxofone popular na UFPB contextualizada com a realidade do músico popular, propiciando uma consistente formação profissional a seus alunos.
Colaboradores
Almeida, Cristiane Maria Galdino de | http://lattes.cnpq.br/7567236180576595
Autor
Silva, Katyucha Góis da
Data
2018-08-22T18:20:47Z | 2018-08-22 | 2018-08-22T18:20:47Z | 2016-11-30
Idioma
Provedor
Editor
Universidade Federal da Paraíba | Brasil | Música | Programa de Pós-Graduação em Música | UFPB
Direitos autorais
Acesso aberto
Assuntos
Música | Educação musical | Ensino de saxofone | Música popular | Ensino superior - música | Music | Music education | Saxophone lessons | Popular music | High EdCation - music | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Tipo
Dissertação