Descrição
Resumo: Este trabalho apresenta o processo criativo de uma peça musical que tem como estratégia de concepção inicial possíveis associações da música com outros domínios perceptivos. A abordagem fenomenológica foi relevante neste processo criativo. Esta abordagem salienta a percepção da realidade como veículo para conformar diversas formas de experiências. Parte-se do princípio de que a percepção das coisas no mundo ou a apreensão de ideias são concebidas por modos de introspecção e não como referências. Considera-se que essas introspecções suscitam e norteiam os diversos processos ou ferramentas que estão relacionadas ao criar compositivo e que são interdependentes de estados mentais, como imagens, sensações, afetos, impressões dentre outras. Deste modo, contempla-se uma aproximação do compor a partir da valorização da percepção, imaginação e dos sentidos e se vislumbra o desenvolvimento de ordens ou estruturas por meio de sensibilidades e sensações, o que possibilita a criação de padrões de imagens, campos imagéticos para compor, criar ou recriar realidades musicais e cognitivas presentes no nosso entorno e em nós mesmos.