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O idiomatismo musical de Dom Um Romão : um dos alicerces da linguagem do sambajazz na bateria||The musical idiom of Dom Um Romão : one of the foundations of sambajazz on the drums
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Metadados
Descrição
Orientador: Fernando Augusto de Almeida Hashimoto||Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: Esse presente trabalho investiga os traços idiomáticos característicos da performance do baterista e percussionista Dom Um Romão (1925-2008), especificamente no período da música brasileira referente ao estilo denominado sambajazz, no início da década de 60, quando Romão atuou essencialmente como baterista dentro desse contexto musical. O mapeamento do cruzamento de dados advindos de entrevistas, em conjunto com a análise musical de transcrições de faixas selecionadas de dois álbuns referenciais desse período musical, ambos lançados em 1964: O Som do saxofonista J. T. Meirelles, e Dom Um, primeiro álbum solo de Romão, nos permitiu identificar procedimentos idiomáticos recorrentes com uma abordagem bastante peculiar na bateria, conferindo a Dom Um Romão significativa representatividade dentro da segunda geração da bateria brasileira, que teve no sambajazz seu lugar de ascensão e destaque||Abstract: The present work investigates the idiomatic characteristics of the drummer and percussionist Dom Um Romão¿s (1925-2008) performance, specifically in the period of Brazilian music named sambajazz, in the early 1960's, when Romão acted essentially as a drummer within this musical context. The mapping of data raised by the cross-referencing between the interviews performed and the musical analysis of transcripts from selected tracks from the two reference albums from this musical period, both released in 1964: O Som, by J. T. Meirelles, and Dom Um, the first solo album by Romão, allowed us to identify recurrent idiomatic procedures with a very peculiar approach in the drumset, giving Dom Um Romão a significant representation within the second generation of the Brazilian drumming, which had in sambajazz its place of rise and prominence||Mestrado||Música, Teoria, Criação e Prática||Mestre em Música||88882.180256/2018-01||CAPES
Autor
Favery, Gilberto Alves, 1968-
Data
2018 | 2018-08-24T00:00:00Z | 2019-04-05T18:30:46Z | 2019-04-05T18:30:46Z
Identificador
FAVERY, Gilberto Alves. O idiomatismo musical de Dom Um Romão: um dos alicerces da linguagem do sambajazz na bateria. 2018. 1 recurso online (273 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. | http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/333647
Idioma
Provedor
Editor
[s.n.]
Relação
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Assuntos
Romão, Dom Um, 1924-2005 | Percussão (Música) | Prática interpretativa (Música) | Bateria (Música) | Música brasileira | Romão, Dom Um, 1924-2005 | Percussion music | Performance practice (Music) | Drum | Brazilian music
Tipo
DISSERTAÇÃO DIGITAL