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O pianismo de Ronaldo Miranda em seu Concerto para Piano e Orquestra (1983)||Ronaldo Miranda’s pianism in his Concerto for Piano and Orchestra (1983)
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Metadados
Descrição
Orientador: Mauricy Matos Martin||Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: A tese tem como objeto o Concerto para Piano e Orquestra (1983) de Ronaldo Miranda (1948) e, como objetivo, a investigação do pianismo caracterizado pelas peculiaridades rítmicas, melódicas e tímbricas. Organizada em três capítulos, a tese contou com aporte teórico para se pensar a interpretação, a performance e seus elementos pertinentes (ritmo, timbre, harmonia, dinâmica e articulação), a análise musical, o idiomatismo, o pianismo e a relação colaborativa entre intérprete e compositor. Lançou mão de traços biográficos do compositor, mediante suas quatro fases criativas (modal/brasileira, atonal, neotonal e mista), com destaque à sua produção com piano. A análise pormenorizada de cada um dos movimentos (Tenso, Grave e Lúdico) sob o prisma interpretativo de elementos basilares (ritmo, melodia, harmonia), salientou efeitos sonoros ricos, que demandam do performer uma pesquisa quanto à utilização das texturas, timbres, dinâmica, articulações/toques e pedalização. O pianismo de Ronaldo Miranda no Concerto para Piano e Orquestra anuncia a maneira que o compositor abordará o instrumento em peças futuras, caracterizando-se como obra representativa. Visto a necessidade da pesquisa em performance musical não ficar confinada ao espaço acadêmico, foi disponibilizada, como produto de pesquisa, a gravação em vídeo do concerto realizado no dia 15 de abril de 2018, em Goiânia, com a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, sob a regência de Thiago Santos e solo da pianista Laura Umbelino. Foi, ainda, anexada uma tabela a partir do levantamento geral dos compositores brasileiros ou naturalizados que contribuíram para o gênero concertante para piano e orquestra, entre 1890 e 1986, perfazendo 94 anos de música||Abstract: The thesis aims at the Concerto for Piano and Orchestra (1983) by Ronaldo Miranda (1948) and, as objective, the investigation of pianism characterized by rhythmic, melodic and timbral peculiarities. Organized in three chapters, the thesis had a theoretical contribution to think about the interpretation, the performance and its pertinent elements (rhythm, timbre, harmony, dynamics and articulation), musical analysis, Linguistic, pianism and the collaborative relationship between interpreter and composer. He used biographical traits of the composer, through his four creative phases (modal/Brazilian, atonal, neotonal and mixed), with emphasis on his piano production. The detailed analysis of each movement (Tenso, Grave and Lúdico) under the prism of basic elements (rhythm, melody, harmony) emphasized rich sound effects, which demand of the performer a research on the use of textures, timbres, dynamics , joints / touches and pedaling. The pianism of Ronaldo Miranda in the Concerto for Piano and Orchestra announces the way that the composer will approach the instrument in future pieces, characterizing itself as representative work. Considering the need for musical performance research not to be confined to academic space, a video recording of the concert held on April 15, 2018, in Goiânia, with the Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, was made available as a research product. the regency of Thiago Santos and solo of the pianist Laura Umbelino. Also includes a table with a general survey of Brazilian or naturalized Brazilian composers who contributed to the genre of piano and orchestra between 1890 and 1986, making 94 years of music||Doutorado||Música, Teoria, Criação e Prática||Doutora em Música||1662620, 88882.180234/2018-01||CAPES
Autor
Umbelino, Laura Moraes, 1988
Data
2018 | 2018-10-01T00:00:00Z | 2020-07-01T20:16:15Z | 2020-07-01T20:16:15Z
Identificador
UMBELINO, Laura Moraes. O pianismo de Ronaldo Miranda em seu Concerto para Piano e Orquestra (1983). 2018. 1 recurso online (182[200] p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/333314. Acesso em: 1 Jul. 2020. | http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/333314
Idioma
Provedor
Editor
[s.n.]
Relação
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Assuntos
Miranda, Ronaldo, 1948- | Interpretação pianística | Concertos (Piano) | Miranda, Ronaldo | Pianistic interpretation | Concert for piano
Tipo
TESE DIGITAL