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O sexo contra os dogmas : na simpatia da bitola de JMB||Sex against dogmas : in sympathy of the JMB gauge
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Metadados
Descrição
Orientador: Karla Adriana Martins Bessa||Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: Durante a famigerada década de 1970, na parte subterrânea do underground brasileiro, de forma anárquica e experimental, a produção superoitista tensionou o establishment político e cultural em tempos de ditadura civil-militar. Jomard Muniz de Britto (JMB) (1937, -) realizou filmes em Olinda-PE que revelaram uma bricolagem poética entre cinema, música, filosofia, artes plásticas, performance, sexualidade e política, questionando de forma ácida a moral e os bons costumes. O presente estudo buscou compreender como se manifestaram as disputas simbólicas e narrativas sobre os corpos e sexualidades no cinema nacional durante a década de 70, visando estabelecer reflexões acerca da análise fílmica dos títulos jomardianos JMB ¿ Uma experiência didática: o corpo humano (super-8, 4¿19¿¿, cores, 1974); Vivencial I (super-8, 13¿31¿¿, cores, 1974); Toques (super-8, 6¿50¿¿, cores, 1975); Jogos frugais frutais (super-8, 13¿52¿¿, cores, 1979); e Noturno em ré(cife) maior (super-8, 35¿, cores, 1981). Por uma perspectiva feminista queer, as análises focaram em perceber a partir da mise-en-scène jomardiana quais foram as rupturas estéticas produzidas por sua escrita cinematográfica, buscando os tensionamentos fabricados em sua imagem, no forjamento de representações sobre outras corporeidades e novos modos de subjetivação||Abstract: During the notorious 1970s, the anarchic and experimental Super-8 production, carried out in the subterranean part of the Brazilian underground, tensed up the political and cultural establishment in times of civil-military dictatorship. Jomard Muniz de Britto (JMB) (1937, -) made films in Olinda-PE that revealed a poetic bricolage between cinema, music, philosophy, visual arts, performance, sexuality and politics, questioning morals and good customs in an "acid" way. This study sought to understand how symbolic and narrative disputes about bodies and sexualities were manifested in national cinema during the 70s, aiming at establishing reflections on film analyzes of the following jomardian titles: JMB ¿ Uma experiência didática: o corpo humano (super-8 , 4'19 '', colors, 1974); Vivencial I (super-8, 13¿31 ¿¿, colors, 1974); Toques (super-8, 6'50 ¿¿, colors, 1975); Jogos frugais frutais (super-8, 13'52 ¿¿, colors, 1979); and Noturno em ré(cife) maior (super-8, 35 ¿, colors, 1981). Through a queer feminist perspective and departing from the jomardian mise-en-scène, the analyzes focused on perceiving what the aesthetic ruptures produced by his cinematographic writing were. They also inquired the tensioning produced in the images, in the forging of representations over other corporealities and in new ways of subjectivation||Mestrado||Multimeios||Mestra em Multimeios
Autor
Santos, Emilia de Oliveira, 1985-
Data
2020 | 2020-11-27T00:00:00Z | 2021-03-08T21:21:56Z | 2021-03-08T21:21:56Z
Identificador
SANTOS, Emilia de Oliveira. O sexo contra os dogmas: na simpatia da bitola de JMB. 2020. 1 recurso online (183 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/357309. Acesso em: 8 Mar. 2021. | http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/357309
Idioma
Provedor
Editor
[s.n.]
Relação
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Assuntos
Sexualidade | Contracultura | Cinema | Minorias sexuais e de gênero | Sexuality | Counter culture | Motion pictures | Queer
Tipo
DISSERTAÇÃO DIGITAL